Destino de aventura traz paisagens belíssimas e passeios interessantes

Chegar ao Deserto do Atacama, no Chile, é um desafio que requer um pouco de paciência. Saindo de São Paulo, são mais de quatro horas de voo até Santiago, mais duas até Calama (que fica no meio do deserto) e ainda 100 km até San Pedro do Atacama.

Mas vale todo o esforço. Do avião, é possível ver a Cordilheira dos Andes coroando o deserto e mostrando um pouco do que está por vir. Destino inóspito, é rico em vistas estonteantes e horizontes sem fim.

chile-02

Vale começar a visita por San Pedro do Atacama. Com alguns poucos quarteirões, ruas de terra e pouco movimento de carro, possui restaurantes charmosos, lojinhas de souvenirs e artigos esportivos e bares para apreciar – com muita moderação – o pisco. Antiga cidade dos impérios Tiahuanaco e Inca, possui sítios arqueológicos.

A região possui uma infinidade de opções de passeios: vales, dunas, vulcões, sítios arqueológicos, lagos de sal, lagos em planaltos, gêiseres e paisagens deslumbrantes. Para conhecer, é possível ir de bike, caminhando, cavalgando ou de carro. Entre os lugares mais visitados estão o Vale da Morte, Vale da la Luna, Termas de Puritama, salares (deserto de sal), tour astronômico, gêiseres, Parque dos Flamingos, etc. Dependendo do hotel, eles organizam tudo, no caso do Awasi, os passeios são privativos, o que dá uma liberdade muito grande.

chile-03

As caminhadas são divididas pelo nível de dificuldade, sempre recompensadas com vistas de tirar o fôlego ou banhos termais, como é o caso do Termas de Puritama ou Chusmisa.

Vale da Lua: santuário da natureza e monumento natural, possui a Cordilheira do Sal, que lembra a superfície lunar. O pôr do sol no local é um festival de cores absolutamente impressionante.

Vale da Morte: paisagem árida, com elevações rochosas na cor terracota, é coroada com vistas dos principais vulcões da região. Vale descer até sua base, caminhando pelas dunas.

chile-04

Gêisers del Tatio: prepare-se para acordar de madrugada, pois é preciso estar lá para ver os gêisers, bem cedinho.

Termas de Puritama: com águas em torno de 30°C, com propriedades medicinais, estas lagoas termais estão em um charmoso vale montanhoso. Uma opção é fazer a trilha pelo cânion e ter como recompensa um bom banho relaxante.

chile-06

Lagoa Cejar: lagoa salgada, de cor azul, no Salar do Atacama, cercada por cristais de sal. Lá é possível flutuar como no Mar Morto, devido à composição de sal.

Laguna Verde: aos pés do vulcão Licancabur, cartão postal do local, a laguna reflete as montanhas nas suas águas.

Tour astronômico: um astrônomo mostra constelações, galáxias, planetas e movimentos do céu.

Trekking Las Cornizas: caminhada pelo Vale de Catarpe com vista Vale da Morte e Salar.

chile-07

Vulcão Licancabur: presença constante na paisagem de San Pedro de Atacama, é possível chegar ao seu topo (6 mil metros de altitude) com acompanhamento de guias.

Posts relacionados