Um boa forma de conhecer as praias de Trancoso e região é caminhar ao longo da costa, afinal, são dezenas de quilômetros de praias ladeadas por coqueiros.

Quem acha que o esforço de chegar até a Praia do Espelho acaba e decidir “jogar a âncora”, estará perdendo duas caminhadas cenográficas: do Espelho até a rústica Caraíva (matéria aqui) ou até o Rio dos Frades, em Trancoso.

Praia do Espelho

Um trecho bem mais ameno que a caminhada da Praia do Espelho até Caraíva (são quase 10km), a caminhada do Rio dos Frades tem cerca de 4,5 quilômetros de extensão pelas praias. Só é possível na maré baixa, onde atravessa diversas praias, ladeadas pelos coqueirais, falésias e mar. No caminho, é presenteado com o Rio dos Frades, onde nativos ajudam na travessia de barco. Depois de um banho refrescante no rio, suba para o quadrado e aproveite um delicioso e merecido almoço no Capim Santo (outras dicas de lugares aqui).

No caminho, está o Refúgio de Vida Silvestre (RVS) do Rio dos Frades, uma reserva protegida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente. O patrimônio natural abriga 19 mil hectares de Mata Atlântica.

Trancoso

Importante: veja a tábua de marés, dependendo da hora você não conseguirá voltar. Taxi ou barcos são facilmente encontrados no Quadrado para voltar até o Espelho (matéria a seguir).

A Praia do Espelho em Trancoso, na Bahia

Quer saber mais trilhas no sul da Bahia? Também é possível fazer da Praia do Espelho até Caraíva, confira:

Trilha da Praia do Espelho a Caraíva, na Bahia

Posts relacionados