São mais de 7 mil anos de habitação, muitos monumentos com milhares de anos e, claro, a espetacular Acrópole, onde fica o Pantéon, uma das construções históricas mais famosas do mundo 

Se tem uma paixão em minhas viagens (ok, são várias), são os lugares que me remetem aos tempos de escola, como uma verdadeira aula de história. Roma, Egito, Istambul (antiga Constantinopla) e finalmente conheci Atenas, na Grécia. A cidade respira cultura: a civilização grega antiga. A cada esquina um monumento, uma coluna grega, metrôs que dividem seus espaços com ruínas encontradas, durante sua escavação, e assim vai. Atenas é passagem obrigatória para quem vai visitar suas ilhas, pelo menos deveria ser.

IMG_20140701_112704

São mais de 7 mil anos de história, na capital grega que é habitada desde o período Neolítico.  Seu auge foi em 5 a.C.,  quando Péricles construiu templos que estão na Acrópole e Ágora Antiga, conjunto de prédios publicos. Andar pelo bairro histórico Plaka  é uma delícia, cheio de lojinhas com produtos gregos para turistas, tavernas, bares, cafés e restaurantes.

Captura de Tela 2014-07-15 às 16.56.28

Aqui, vale visitar a Torre dos Ventos, construída por um astrônomo em 100 a.C. para ser um cata-vento e relógio de água, a igreja Ágios Nikólaos Ravagás, do séc. 11, e a pequena igreja otomana do séc. 13, bem no centro, cheia de mosaicos.

2014-07-15 12.17.12

Para visitar a “atracão principal”, a Acrópole, é recomendado chegar bem cedo. Após as 9h/10h horas da manhã, uma multidão de turistas tomam o monumento, quase fica impossível andar, fora o calor, que castiga. Protetor e chapéu são obrigatórios. Voltando à Acropole, Péricles quis eternizar as realizações políticas e culturais da Grécia. Assim, nos meados do século 5 a.C., construiu três templos e um monumental portão de entrada. Tanto o Teatro de Dionísio e o Teatro de Herodes Ático, foram construídos depois, século 4 a.C. e 2 d.C, respectivamente.

IMG_20140701_085801

Aqui, o Pórtico das Caritides (deusas), possuem estatuas de mulheres no lugar de colunas. As originais, substituídas por cópias, podem ser vistas no Museu da Acrópole.

IMG_20140701_104119

Também vale visitar o Templo de Atenas Nike (dedicado à Atena da Vitória), ambos os teatros (Dionísio e Herodes Ático) e, claro, o Pártenon, uma das construções históricas mais famosas do mundo. Todo em mármore, foi construído para a deusa Atena. Símbolo dos tempos de glória da Grécia antiga, hoje passa por restaurações.

Captura de Tela 2014-07-15 às 16.57.11

Para complementar a visita, vale visitar o Museu da Acrópole, construído ao pé do monumento, o que permite uma visão constante. Sua construção, mistura colunas modernas, aço e muito vidro, com visão das ruínas nas quais foi construído em cima. Lá tem a escultura da Atena da Vitoria, considerada uma das mais perfeitas já feitas. No último andar, suas paredes de vidros permitem que veja partes da Acrópole, como o friso e esculturas, sendo possível a comparar com a original, apenas olhando para o lado. 20140701_103314 Quem ainda quiser aprofundar na história, o Museu Arqueológico Nacional possui uma coleção invejável de cerâmicas, joias e esculturas, como a Máscara de Agamenon, em ouro; a estátua de Poseidon, em bronze, e uma das maiores coleções de cerâmicas antigas. Vale também subir no Lykavitos, morro mais alto da cidade, onde é possível ver toda Atenas.

 

Posts relacionados