A cidade do Porto é um convite ao romantismo 

douro-02

Durante uma caminhada, parei por um tempo para saber a característica que mais me chamava a atenção em Porto, cidade ao norte de Portugal. E o silêncio veio. Uma ausência de som a que não estamos nem um pouco acostumados, vivendo nesta insana São Paulo, que não para nunca. Cortado algumas vezes pelo barulho do monotrilho ou, muitas vezes, pelos rasantes das gaivotas, fazia um bom tempo que não reparava em um silêncio tão gostoso, a ponto de ouvir os pássaros, o barulho do rio Douro ou mesmo uma gostosa risada de uma criança. É essa deliciosa sensação que levo daqui.

Cidade encantadora, patrimônio mundial da UNESCO devido aos inúmeros monumentos históricos, como a imponente Sé ou a Torre dos Clérigos, a segunda maior cidade de Portugal é charmosa, com uma vista estonteante do rio e suas casas coloridas à margem, além, é claro, das caves do vinho do Porto, na margem oposta, na Vila Nova de Gaia.

douro-03

O que visitar: além de caminhar pelas ruelas do centro histórico, sem pressa, sentar em um dos bares/restaurantes a beira-mar e tomar um belo vinho, acompanhando o movimento do rio, há algumas boas atrações.

douro-04

Para almoçar, o D Tonho, na rua “de cima” do rio, tem um bom bacalhau, com uma vista de tirar o fôlego.

Caves do Vinho do Porto

douro-07

Defronte ao centro histórico do Porto, mais de 50 casas oferecem a possibilidade de visita à adega e degustação. Visitamos a Adriano Ramos (post aqui).

Catedral da Sé

Concluída no século 13, tem uma grande quantidade de pinturas, esculturas, arte sacra e uma rosácea românica, além da bonita capela de batismo, revestida de mármore e azulejos no claustro e varanda.

Torre dos Clérigos

douro-05

Esta torre de estilo barroco é possível ver de quase todo o centro antigo da cidade. Os visitantes podem subir (225 degraus) para admirar a vista. Vale visitar a igreja dos Clérigos em estilo barroco e um órgão de tubos de 1774.

Casa da Música

Projetada para um evento em 2001, a Casa da Música é uma moderna sala de concertos e centro cultural. Recebe eventos musicais, de jazz à música clássica, de DJs internacionais a world music.

Palácio da Bolsa

Com uma imponente fachada neoclássica, o antigo Palácio da Bolsa do Porto foi construído no século 19. Destaque para o salão árabe, inspirado no Palácio de Alhambra, em Granada, muitas vezes usado como sala de recepção de chefes de Estado.

douro-06

Posts relacionados