Entrar na lista de Patrimônio da UNESCO não é fácil. Para se ter ideia, em todo o mundo temos pouco mais de mil lugares que fazem parte deste seleto grupo. A República Checa, no Leste Europeu, possui doze patrimônios culturais, e como o país é bem pequeno e fácil de se locomover, em uma viagem é possível visitar todos.

Conheça abaixo os Patrimônios da UNESCO da República Checa:

Centro histórico de Praga

Praga é a mais importante cidade e a capital da República Checa. É centro político, econômico e cultural com um extraordinariamente bem conservado centro histórico. Praga de Pedra, Praga de Ouro, Praga Mágica, Praga das Cem Torres, Praga Mãe das Cidades – cada um destes predicados que lhe atribuem realça cada um dos seus encantos.

praga

Centro histórico de Cesky Krumlov

Český Krumlov, uma pitoresca cidade situada em um vale profundo da sinuosa correnteza do rio Vltava (Moldava), é um extraordinário tesouro arquitetônico, cuja mistura do estilo barroco e renascentista não foi modificada posteriormente, conservando-se como um espectacular conjunto urbano. A cidade apresenta-se também como um importante centro cultural, onde acontecem os festivais internacionais de música e teatro.

karlovy-vary-republica-tcheca-centrinho

Centro histórico de Kutná Hora

Kutná Hora é o tesouro de prata e a joia do país. Testemunhou as origens do desenvolvimento do reino checo. Os estilos arquitetônicos, as construções únicas de vários períodos históricos, uma história larga de viticultura – assim é a cidade cujo centro histórico, com o templo de Santa Bárbara e com a catedral de Assunção de Nossa Senhora, está inscrito na lista de patrimônio mundial da UNESCO.

kutna-hora-republica-checa

Centro histórico de Telč

É difícil imaginar uma cidade mais típica de contos de fadas que Telč. A linda praça tem um palácio romântico e lagoas cristalinas rodeiam a cidade. Telč é a mais impecável mostra da renascença italiana no norte dos Alpes.

telc-republica-checa

Mansão Tugendhat, em Brno 

A mansão Tugendhat, na cidade de Brno, testemunhou o nascimento da vida moderna e do destino trágico dos seus habitantes judaicos na invasão dos nazistas. A obra do famoso arquiteto alemão Miese van der Rohe é até hoje considerada como uma das quatro mansões mais importantes do mundo.

unesco_republica-tcheca

Basílica de São Procópio e bairro judaico, em Třebíc

Duas sinagogas, um cemitério antigo e uma beleza frágil de ruelas estreitas com uma atmosfera particular, assim é o bairro judaico da pequena cidade de Třebíč. Por sua importância cultural e histórica, o conjunto de casas do antigo gueto, juntamente com o cemitério judeu e a basílica de São Procópio (que é católica cristã), entraram para a lista de patrimônio mundial da UNESCO – como os primeiros monumentos judeus fora do território de Israel.

igreja-unesco-republica-checa

Coluna da Santíssima Trindade, em Olomouc

Criar um monumento que por sua grandeza, riqueza e beleza não teria paralelo nenhum em todo o mundo. Assim foi a ideia dos burgueses de Olomouc na construção da Coluna da Santíssima Trindade, a maior escultura em espaço livre de toda a Europa Central, que possui 35 metros e foi construída em 1740.

olomouc_republica-checa

Castelo de Litomyšl, em Litomyšl

As elegantes arcadas, o jardim romântico e a misteriosa parte subterrânea são algumas das razões que fizeram o palácio de Litomyšl ser classificada como Patrimônio da UNESCO. A sede representativa da família nobre de Pernštejn está entre as mostras mais belas do estilo renascentista na Boêmia.

palacio-unesco-republica-checa

Reserva da aldeia histórica de Holašovice

Parece incrível, mas o vilarejo de Holašovice tem conservado o mesmo número de casa durante 800 anos da sua existência. Até hoje você pode ver 17 fazendas com celeiros e estábulos, forjaria, duas tascas e a pequena capela de São João de Nepomuceno. A maioria das casas está habitada, e os habitantes locais organizam uma variedade de eventos culturais.

comunidade-unesco-republica-checa

Paisagem cultural de Lednice-Valtice

Trezentos quilômetros quadrados é a superfície do Conjunto Lednicko – Valtický ou Lednice-Valtice – a maior paisagem do mundo composta pelo homem. A família nobre de Lichtenstein a criou, numa harmonia perfeita com a natureza. São palácios majestosos, parques arranjados, muitas flores, superfícies brilhantes de lagoas e construções românticas de todos os estilos.

unesco-republica-checa-jardins

Jardins e Castelo de Kroměříž

Durante a temporada de verão, a cidade de Kroměříž lembra o Jardim do Paraíso. Os jardins e seu monumental palácio barroco apresentam uma interação impecável do mundo de flores, água, arte e arquitetura.

jardins-unesco-republica-checa

Igreja de Peregrinação de São João Nepomuceno, em Zelená Hora

Com 5 portas, 5 capelas, 5 altares e 5 estrelas,  a Igreja de São João de Nepomuceno na Montanha Verde é obra do genial arquiteto Jan Blažej Santini Aichel.  Foi consagrada com a beatificação do santo checo São João de Nepomuceno,  em 1720.

igreja-sa%cc%83o-joa%cc%83o-de-nepomuceno-unesco-republica-checaFotos: Divulgação, Tina Bornstein e Milan Gonda / Shutterstock.com

Posts relacionados