Cidade israelense é efervescente, jovem e moderna

A tradução de Tel Aviv é “morro da primavera”. Significa renascimento do povo judeu. E como todo jovem – a cidade possui pouco mais de 100 anos na história de Israel – é agitada, moderna e tem sede de crescer. Por lá, bairros inteiros estão sendo construídos. Há uma procura cada vez mais crescente por turistas e a estrutura hoteleira e gastronômica é digna de grandes centros turísticos.

Sem contar suas praias de areias brancas e o mar do Mediterrâneo, com sua característica cor turquesa. Tudo isso somado à proximidade de Jerusalém, a Terra Santa, com muita riqueza histórica, cultura e, principalmente, um lugar de peregrinação e fé.

israel-02

A cidade começou a se formar no antigo porto, hoje o bairro histórico de Jaffa ou Yafo (em hebreu). Local onde ainda se pode ver lembranças que remetem à ocupação otomana, como a torre na entrada da cidade velha e diversas construções.

Em 1948 passou a ser uma zona de conflito. A região de Jaffa ficou abandonada. Foi refeita completamente como uma colônia de artistas, com diversas lojas e ateliês com residências em cima. Como ainda as ruas não haviam sido nomeadas, decidiram colocar os signos do zodíaco.

israel-03

Este lugar cheio de história se tornou uma grande cidade. Suas luzes mostram que o crescimento trouxe muita agitação. Clima praiano, calçadão cheio de gente bonita correndo e andando de bike e bares e restaurantes lotados.

A agitação começa tarde. É comum ver grupos a caminho da badalação e casas noturnas que abrem depois da 1h da manhã. Bauhaus é o estilo arquitetônico predominante. A cidade se tornou patrimônio histórico da humanidade, por ser o maior centro Bauhaus do mundo.

israel-04

“Cada vez mais agradável”, diz o guia que mora há 30 anos. A cidade apresenta uma boa solução para o crescente trânsito: bicicletas. Elas podem ser alugadas em toda parte, sendo que a primeira meia hora é gratuita. O objetivo é incentivar o meio de locomoção.

israel-05

A cidade promete badalação e muitas opções para um delicioso verão no Mediterrâneo. Não pensou em ir? Vale colocar já na lista de destinos.

israel-06

Galerias de arte em Yaffo:

israel-07

israel-08

Posts relacionados