Alguns itens são muito importantes para uma viagem inesquecível, entre elas boas experiências gastronômicas são fundamentais. Os sabores, os aromas e até o visual dos pratos degustados ficam na memória, e podem se tornar uma atração à parte na suas férias.

Separamos cinco hotéis na Europa que, além de hospedagem cinco estrelas, investiram em seus restaurantes, com chefs premiados e cardápios únicos. São locais para experiências completas de hospedagem e gastronomia, confira!

Le Burgundy Paris
Dificilmente se poderia ter uma experiência mais genuinamente francesa do que a proporcionada pelo hotel-boutique Le Burgundy. Chique, clássico e discreto, localizado no 1o arrondissement de Paris, o luxo ali é muito menos pela ostentação, e mais pela personalização impecável do serviço. 

Vale conhecer o restaurante Le Baudelaire, do hotel, com uma estrela no Guia Michelin, que tem um novo chef Patissier, Guillaume Goupil. Sua proposta é reinterpretar clássicos da culinária francesa sob novas tendências, valorizando produtos sazonais. A moleja de vitela com cenouras e mostarda, disponível no cardápio do restaurante, é um exemplo de que com poucos – e bons – ingredientes se faz um restaurante estrelado. O salão do Le Baudelaire fica ao redor de um pátio envidraçado e decorado com grandes espelhos, e a incrível adega de 500 rótulos, que dá uma ideia da variedade de safras.

Le Cinq Codet, em Paris 

O hotel design Le Cinq Codet, em Paris, tem projeto arquitetônico do premiado Jean-Philippe Nuel. O mobiliário do hotel foi, em sua maioria, desenhado pelo estúdio de Nuel, e convive com 400 obras de design, fotografia e pintura, assinadas por gente do calibre de Charles Eames, Eero Saarinen, Patricia Urquiola e Tom Dixon.  Localizado no bairro residencial 7ème, o empreendimento é reduto não apenas de hóspedes, mas de moradores locais que apreciam boa gastronomia.

Restaurante moderno e badalano no hotel design Le Cinq Codet, em Paris

O restaurante é comandado pelo chef português Ricardo Lucio, que acumulou experiência em cozinhas estreladas pelo Michelin, como o Eleven, em Portugal, e o Maison Pic, na França. O novo chef executivo apresenta uma cozinha simples e saborosa. No cardápio, pratos típicos da culinária francesa e sobremesas caseiras, como pêra com caramelo e canela e creme de limão com marmelo e chocolate. Uma das novidades é o pocket show de jazz aos sábados, no bar ou lounge. Vale curtir a música enquanto toma um drinque e degusta alguma das delícias do restaurante.

Farol, em Portugal 

De um lado, o design da natureza, sob a forma de falésias e um oceano bravio. Do outro, o design do homem, onde a decoração minimalista explora o contraste entre o branco e o preto, o passado e o presente. O visitante que observa a mansão do século 19, antiga residência do Conde de Cabral, debruçada no limite máximo dos penhascos de Cascais, é agradavelmente surpreendido pelo projeto de interiores ultra contemporâneo. Localizado a 5 minutos do centro histórico da vila de Cascais e a apenas 35 minutos de Lisboa, o Farol Hotel apresenta-se como uma opção diferente para quem viaja à capital portuguesa. A vila é bastante charmosa, com suas casas centenárias, ruas de paralelepípedo e ótimos restaurantes, além da vista deslumbrante do Oceano Atlântico, com seus barquinhos de pescadores e as imponentes falésias da costa do Estoril.

Hotel Farol e seus dois restaurantes com vista e comida incríveis, em Portugal

De frente para o mar, os hóspedes podem saborear pratos dos restaurantes The Mix e Sushi Design, ambos com bastante peixes e frutos do mar, mas cada um à sua maneira. O primeiro traz à mesa sabores tradicionais portugueses e especialidades da cozinha mediterrânea elaborados pelo chef Hugo Silva, como pargo com limão acompanhado por guisado picante de feijão, risoto de lagosta com infusão de gengibre, todos acompanhados de excelentes vinhos. O restaurante conta com três opções de menu – o almoço executivo, menu à la carte e o weekly criative cuisine, que muda a cada sexta-feira e oferece o conceito farm-to-table aos hóspedes, ou seja, produtos frescos e sazonais, adquiridos de mercados locais.

Sushi Design, premiado restaurante de comida japonesa comandado por um chef brasileiro

Já no segundo, os sushis, sashimis e ramakis são feitos com peixes da região. Sob o comando do brasileiro Nuande Pekel, que é tão reconhecido no surf quanto atrás do balcão, o Sushi Design acumula prêmios gastronômicos, como o de melhor restaurante de 2015 pela revista Frontline. O Sushi Design oferece almoço executivo por € 28 por pessoa, de terça a sexta, e um vasto cardápio à la carte, com opções quentes e frias. 

L’Albereta, na província de Brescia, na Itália 

O hotel L’Albereta é um Relais & Châteaux, localizado na região de Franciacorta, conhecida pela tradição na produção de vinhos desde a idade média – conquistou o mérito de melhor espumante italiano do mundo. Lá, entre as vinícolas Bellavista e Contaldi Castaldi, é possível fazer degustações de rótulos e tours enogastronômicos. O restaurante Leonefelice é perfeito para quem quer apreciar quitutes feitos com ingredientes premiuns que encantam os mais gourmands pela boca e pelos olhos. O restaurante foi inaugurado em 2014 e está sob o comando do chef Fabio Abbattista que propõe uma cozinha baseada em excelentes ingredientes – a maioria deles vindos na própria região onde o hotel está localizado e onde são criados frangos e coelhos e os vegetais são colhidos diariamente da horta da família Moretti.

L’Albereta, gastronomia com ingredientes da região e produtos da própria horta

 Mandarin Oriental Hotel, em Barcelona

Dentro do lindíssimo e luxuoso hotel Mandarin Oriental, em Barcelona, a gastronomia é algo surpreendente. Uma das opções é o restaurante Moments, com duas estrelas Michelin, é chefiado pela super Carme Ruscalleda e seu filho Raül Balamo e oferece comida catalã com um toque de modernidade. Uma outra opção dentro hotel com ambiente mais descontraído é o restaurante Bistreau by Ángel León, que oferece uma verdadeira viagem gastronômica no mundo dos peixes e frutos do mar.

Bistreau by Ángel León, dentro do luxuoso Mandarin Oriental Hotel, em Barcelona

_______________________________________________________________________________________

 Fotos: Divulgação

Posts relacionados