A França, entre muitas qualidades, é conhecida como destino ideal para amantes de bons vinhos e isso não é novidade para ninguém. O que muitos não sabem é que a cidade de Bordeaux, segunda maior região produtora de vinhos do mundo, tem um museu – enorme – dedicado só a ele.

Inaugurado em junho de 2016, o “La Cité du Vin”, que significa Cidade do Vinho, é um museu que vai muito além. Tem eventos, aulas, workshops, degustações, bar e restaurante com vista panorâmica e maravilhosa para a cidade, loja com mais de 800 rótulos de praticamente todo o mundo e, sim, também tem exposições sobre o universo do vinho – fixa e muitas temporárias.

Loja com mais de 800 rótulos de vinhos de todas as partes do mundo

A exposição permanente do museu oferece um verdadeiro tour por vinhedos ao redor do mundo. Assim que você chega recebe um aparelho, como se fosse um smartphone, disponível em oito idiomas (infelizmente português não é um deles). Pronto, por meio desse aparelho é possível interagir em inúmeros painéis e obras. Uma experiência enriquecedora que mostra a história da bebida e seu papel na civilização, com direito a sentir cheiros, ver vídeos, encostar em objetos e voltar no tempo para entender o papel fundamental da bebida nos dias atuais.

Bar de degustação do Cité du Vin

O local é incrível mesmo para os não tão apaixonados pelo tema – a começar pela arquitetura do edifício. Com ares futuristas, o projeto da dupla Anouk Legendre e Nicolas Desmazières, do escritório XTU Architects, parece um decanter. Arrojado e supercontrastante com o restante da cidade e sua arquitetura clássica, tem mais de 13 mil m², dez andares e 20 áreas temáticas.

O prédio do Cité du Vin, em Bordeaux

O ingresso para a Cité du Vin custa 20 euros e inclui uma taça de vinho – degustada no alto do prédio, em um bar especial com vista de tirar o fôlego.

Importante avisar que os workshops, degustações e cursos não estão inclusos no ticket de entrada para a exposição permanente e devem ser agendados – pode ser via site. Então, programa-se antes!

 

La Cité du Vin 

150 – 134 Quai de Bacalan, Bordeaux, França

*A jornalista viajou a convite da Air France e da Atout France

Posts relacionados