O ceviche é um prato de origem peruana (os chilenos contestam) e que tem ganhado cada vez mais adeptos e fãs exigentes no Brasil nos últimos anos, principalmente em São Paulo. Separamos 5 top endereços de casas especializadas para degustar a iguaria, que tem como base peixe fresco marinado no limão, ou qualquer outro cítrico.

La Peruana

la-peruana-ceviche2

No meio do Jardins está o La Peruana, com sua decoração descontraída e ambiente acolhedor, o restaurante surpreende pela qualidade dos seus pratos e atendimento atencioso.  Com seis opções de ceviches, a receita é fiel à original: marinado no limão, coentro, pimenta, cebola roxa e leche de tigre, acompanhados de milho verde e concha serrana. Acidez na medida, peixe na consistência certa e equilíbrio nos temperos marcam os pratos da casa.

Killa Novoandino

ceviche-killa-perdizes

Uma das primeiras casas de São Paulo especializada em ceviches, o pequeno Killa fica numa charmosa esquina de Perdizes. Em seu cardápio cinco opções de ceviches, entre eles uma diferente e bem saborosa, o cevichito tierra, que são três cestinhas crocantes com peixe branco, azeitona azapa e mascerado de amendoim, no leche de tigre de vinho branco e óleo de gergelim. O pisco sour da casa merece destaque.

La Mar Cebicheria 

ceviche-nikkei-la-mar

No Itaim fica o charmoso restaurante La Mar, um dos principais restaurantes que ajudou a divulgar a culinária peruana na cidade. Seu cardápio é extenso e com muitas opções de pratos quentes. Já os ceviches são cinco opções e o Nikkei com atum ou salmão no shoyu e tamarindo é uma delícia. Para quem quiser experimentar um pouco de cada, a casa oferece a opção com um menu degustação.

Comedoria Gonzales

comedoria-gonzales

Em pleno Mercadão de Pinheiros existe um reduto para os amantes de ceviche. Com duas opções – ceviche do dia ou de frutos do mar – é possível escolher entre quatro opções de marinada (leite de amêndoa, suco de manga, suco de tomate e açaí). A marinada de manga, sagu de coco, pimenta rosa e cebola roxa é simplesmente incrível. Peça no balcão e coma ali mesmo, com pratos e talheres descartáveis, sem frescura mas com muita qualidade.

Rinconcito Peruano

ceviche-riconcito-peruano-certo

Restaurante para quem não tem frescuras e quer um dos melhores ceviches de São Paulo. Em plena Rua Aurora, no centro da cidade, funciona o restaurante do peruano Edgar Villar. Ambiente bem simples, atendimento mediano feito apenas por imigrantes peruanos e peixe fresquíssimo, com temperos trazidos diretamente do Peru. A mistura de total simplicidade, com sabores e combinações mais complexos, é incrível. Peixes e frutos do mar crus, marinados no limão, na consistência certa e servidos em porções generosas a preços justos e ao modo tradicional peruano: com pimenta ají, cebola roxa e milho cozido, com batatas e batatas-doces.

Top 5 Cevicherias de São Paulo

Fotos: Tina Bornstein e Divulgação

Publicado: Janeiro/ 2016. 

Posts relacionados