Cenários estonteantes, praias e o lindo Parque Nacional Twelve Apostiles, com falésias e formações rochosas que formam uma das imagens mais lindas da natureza

Não bastasse ser uma das estradas mais bonitas, com cenários e vistas estonteantes, a Great Ocean Road, na Austrália, concentra uma série de atrações que vão divertir qualquer travelholic: praias, parques nacionais, florestas, fauna local. E também os Twelve Apostles, afinal, você está lá para vê-los.

Twelve Apostles

Por uma das estradas cênicas mais lindas do mundo, a Great Ocean Road, é possível alcançar um dos pontos alto da Austrália: os Twelves Apostles. A própria estrada é um passeio à parte, seu caminho, praias, desfiladeiros, encostas, parques nacionais, onde são possíveis ver os coalas em seu habitat natural, as florestas tropicais.

coala

No caminho, vale passar no Tower Hill State Game Reserve para ver coalas e cangurus, em seu habitat, a famosa praia entre os surfistas, a Bells Beach, que abriga um dos campeonatos de surfe mais festejados do mundo, e a floresta com árvores altíssimas, uma paisagem inusitada na árida Austrália. Um vilarejo no Kenett River, também na Great Ocean Road, é um dos lugares mais bacanas para ver os coalas selvagens, eles ficam feito “frutos” apinhados nas árvores, é bem interessante. No Cape Otway National Park também é possível observar os coalas em seu habitat natural.

O destino final é o Twelve Apostles Marine Park, famosos pelos seus “Apóstolos”, formações rochosas a beira mar, que se separaram da falésia, com a ação do mar. Na verdade não são doze, são 15 formações rochosas. Em constante transformações, umas caem com a erosão, outras se formam ao se separarem do continente e o resultado da paisagem é o cartão-postal do estado de Victoria.

twelve apostles national park

No Parque Nacional de Port Campbell são quatro pontos principais e diversos mirantes para ver os Twelve Apostles. Na entrada principal é onde fica o cartão-postal da região, com os Apóstolos enfileirados. Andando um pouco mais por este caminho verá o outro lado, onde mais alguns se concentram. Olhando para a praia, se a maré estiver baixa, poderá ver pessoas caminhando, na caminhada de Apollo Bay até os Apóstolos – ótima oportunidade para vê-los de baixo!

twelve apostles

Seguindo de carro, na Gordes e Arch foi onde teve o naufrágio que mudou a história da imigração inglesa para a Austrália, no sec. XIX, devido a quantidade de mortes. No Loch Ard Gorge é possível descer até a praia, com maré baixa.

Lorch Ard Gorge

Também é possível ver os Twelve Apostles de baixo. O Gibson Steps é uma caminhada pela praia que passa por todos os mirantes até o último, London Bridge. Sujeita à marés e muita disposição, já que são poucas as saídas.

Twelve Apostles Lord

Depois da visita, aproveite para passear na pequena cidade portuária de Port Campbell e almoçar. São várias opções de comida local. Não deixe de provar o vinho branco produzido na região!

Great Ocean Road

Como chegar

Um dos litorais mais recortados do mundo, oferece ao longo de uma estrada cênica, paisagens de tirar o fôlego. São 6 horas de carro (dizem que são quatro, mas com as paradas sempre alonga) em uma estrada sinuosa até Port Campbell, onde fica o parque nacional, ou 1h15 de helicóptero, com saídas diárias de Northgate, em Melbourne. Lá também são oferecidos voos panorâmicos dos Apostles para quem for de carro. Agora, a viagem é longa para um dia de bate-e-volta. Se for de carro, vale descansar um dia na cidade praiana da Port Campbell.

Fotos: Daniela Filomeno

Posts relacionados