Isla Holbox, no México, tem ganhado destaque nos jornais internacionais. Invadida por turistas do mundo inteiro, muitos se apaixonam de tal maneira que decidem ficar por lá. Não é raro encontrar pousadas, hotéis e restaurantes gerenciados por estrangeiros, que levam um pouquinho de suas culturas para a pequena ilha.

Já contamos aqui que Holbox fica perto da badalada Cancún, mas apesar da proximidade por lá a calmaria domina. A energia elétrica só chegou na década de 80 e, mesmo assim, a maioria das ruas ainda não ganharam postes de luz. Banco não existe, apenas um caixa eletrônico no pequeno centro. Sinal de celular com internet é raridade. E quando falamos de hospedagem e restaurantes seguimos na linha menos é mais.

Onde se hospedar na Isla Holbox? Esqueça grandes redes hoteleiras! (Foto: Tina Bornstein)

Esqueça grandes redes hoteleiras e restaurantes estrelados. Simplicidade, muito charme, locais pequenos e atendimento atencioso é o que você encontrará. Garantimos: será inesquecível!

ONDE FICAR

Casa Sandra Hotel
A dona, Sandra Pérez, é uma artista cubana que achou em Holbox um canto para se inspirar e chamar de seu. E ela consegue mostrar isso nos detalhes desse hotel boutique. 
Na avenida principal da cidade, de frente para o mar, o hotel é um convite para relaxar. Com 17 quartos e 1 villa para até cinco pessoas, cada suíte tem uma decoração diferente, com muitos detalhes pensados minuciosamente. O mobiliário é artesanal e tipicamente mexicano, mas os objetos são antiguidades cubanas misturados com obras feitas pela própria Sandra e outros artistas de seu país de origem, como Roberto Fabelo e Noel Morera. 

Relaxar e se desligar do mundo são as palavras de ordem no Hotel Casa Sandra, na ilha Holbox (Foto: Divulgação)

Nos quartos não tem wi-fi, telefone, televisão ou aparelho de som. Realmente, um convite para se desconectar e relaxar. Para os viciados em internet, na recepção tem Wi-Fi (com sinal fraco, como em toda ilha), mas em poucas horas no paraíso é fácil esquecer que existem e-mails e redes sociais.

A atenção aos detalhes é percebida em cada canto do hotel, desde os amenities do banheiro que são feitos com produtos orgânicos da região, as frutas frescas colocadas todos os dias no quarto, a música ambiente sempre com artistas cubanos e brasileiros na seleção – ouvimos muito Caetano Veloso e Novos Baianos -, aos livros colocados estrategicamente em alguns pontos do hotel.

Cada quarto uma decoração diferente no Hotel Casa Sandra, na Isla Holbox (Foto: Divulgação)

Na praia, oferecem um tranquilo beach club com cadeiras de sol e bar onde é possível pedir drinques e refeições completas. Quem preferir, pode curtir a piscina do hotel que também oferece um apetitoso restaurante e ótimo bar, com um mojito (feito com Rum Havana Club 3 años) incrível.

Piscina do Hotel Casa Sandra, na Ilha Holbox (Foto: Tina Bornstein)

O café da manhã e o jantar são servidos no mesmo restaurante. De dia chama Amanacer, com disputadas mesas de frente para a praia. O café pode ser estilo self-service, com muitas frutas e pães frescos, ou à la carte com opções típicas mexicanas, como Huevos Chilaquiles.

Café da manhã no romântico Casa Sandra, com mesas ao ar livre e de frente para praia (Foto: Tina Bornstein)

De noite, o Amanacer se transforma no Esencia Restaurante, à luz de velas, com taças de cristal e muitos frutos do mar e peixes no cardápio, ideal para um romântico jantar. Reserve uma mesa do lado de fora e deixe o céu absurdamente estrelado fazer parte do cenário.

Um hotel boutique pequeno, aconchegante e cheio de detalhes que encantam. A apenas cinco minutos andando do centrinho, é a combinação perfeita para curtir a praia, os restaurantes e ter dias inesquecíveis na paradisíaca Isla Holbox.

ONDE COMER
De noite, o programa na cidade é sair para jantar. De sandália baixa, sem grandes produções, ande até a praça principal e desvende os pequenos restaurantes lotadíssimos de turistas. Algumas dicas:

Luuma Restaurante & Bar – o local é lindo, com muitas luzinhas penduradas, mesinhas com casais e turmas de amigos ao ar livre e fila na porta. Sim, é disputado. No menu muitas tapas, tábuas de queijos e pequenas porções para compartilhar. O cardápio é pequeno e ideal para quando quiser beber e petiscar mais do que ter uma refeição completa.

Luuma Restaurant & Bar, badalado e com opções para compartilhar em Holbox (Foto: SMR Editions / Facebook)

El Hornito Argentino Pizzeria y Cerveceria – ambiente simples, vive lotadíssimo e descobrimos o motivo. Suas pizzas (que são individuais e gigantes) são incríveis. Massa fininha, crocante, com recheio na medida. Sentar e ver o movimento da praça, saboreando uma boa pizza, é programa obrigatório. Claro que, por ser de um argentino, também figuram no cardápio muitas saborosas empanadas.

Pizza de camarão com lulas do El Hornito Argentino Pizzeria, em Holbox Island (Foto: Tina Bornstein)

Restaurante DiVino – um casal de italianos que escolheram Holbox para morar e, claro, trouxeram na bagagem as legítimas receitas de massas, risotos e pizzas italianas. O fettuccine com lagosta é incrível!

Casa Las Tortugas – de frente para praia o Casa Las Tortugas tem um dos mais disputados restaurantes, o mediterrâneo Mandarina. Na decoração, muitas velas coloridas, lounges e trabalho de artistas locais. Recomendamos ir no almoço para curtir a vista ou chegar para assistir o pôr do sol, tomar alguns drinques e daí jantar. Da cozinha saem apenas produtos frescos e orgânicos.

Las Tortugas, em Holbox Island (Foto: @global_mimi / Facebook)

Casa Sandra – como já contamos acima, é obrigatório ter um jantar romântico na Casa Sandra!

Posts relacionados