Quer fazer uma refeição como se estivesse à beira do rio Sena e com vista para a Torre Eiffel? Separamos aqui dez restaurantes de culinária francesa clássica e moderna para conhecer já em São Paulo!

Allez, Allez
O bistrô, inaugurado em 2005, está instalado em um antigo casarão na Vila Madalena. Com parte da decoração mantida da década de 20, proporciona um ar nostálgico e bem característico de bistrô francês. Entre as boas opções de pratos típicos, a coxa de pato confitada ao molho de laranja, vem acompanhado de legumes e um risoto de grãos. No jantar, as velas acesas das mesas deixam o clima propício para um jantar romântico.

Rua Wisard, 288 – Vila Madalena /  Tel.: (11) 3032 3325

Chef Rouge
Desde 1996, a casa comandada por Vanessa Fiuza preza pelo savoir-faire francês. Arriscamos dizer que replica fielmente uma boa refeição em um bistrô parisiense. O charmoso endereço abriga uma árvore centenária no terraço, e recebe clientes habitués que buscam boa gastronomia. O chef Antoine Caestecker, que assumiu recentemente as panelas, deu seu toque no menu e incluiu novidades no cardápio. Entre eles, o creme de porcini com lascas de trufas e ovo poché e a terrine de foie gras com chutney de abacaxi.

Não deixe de pedir a pera cozida com infusão de tonka e creme de queijo Roquefort (versátil, funciona perfeitamente como uma entrada ou sobremesa) e o carré de cordeiro com crosta, batata ao forno e minicenouras. O clássico steak tartar da casa é também uma excelente pedida, carne picada na ponta da faca, leve e temperado na medida.

Rua Bela Cintra, 2238 – Jardins / Tel.: (11) 3081-7539

Ici Bistrô
Casa que atua desde 2002, pelas mãos do chef Benny Novak e do restauranter Renato Ades, traz pratos clássicos de bistrô francês, com receitas da família do chef (caso do bolinho de frango frito com salada de batata – receita de sua avó). Irrevogavelmente, os pratos mais procurados são os moules frites, o steak tartar, o magret de pato, o cassoulet e o pain perdu, que há anos faz grande sucesso na casa. Serve durante a semana um menu executivo de três tempos e agora tem novos pratos, como o matzeball soup, o bolinho de frango frito com salada de batata, o clássico coq au vin com purê de batatas e pargo com tomates, beurre blanc e mostarda em grãos, entre outros.

R. Pará, 36 – Consolação / Tel.: (11) 3259-6896

Freddy
O mais antigo e tradicional bistrô da cidade serve a clássica comida francesa desde 1935. Muito frequentando por executivos da região do Itaim, serve um menu especial no almoço em porções caprichadas. Das entradas às sobremesas, o cardápio prima por receitas antigas das mais remotas regiões francesas.

Prepare o bolso, pois o menu é um aglomerado de pratos a preços bem salgados. De lá, destacam o steak tartar, com fritas (supersequinhas e deliciosas) e que serve bem duas pessoas, além do pato – bem apreciado pelos clientes mais fiéis. De entrada, não deixe de experimentar a carne de siri (uma das melhores que experimentamos em São Paulo até o momento).

R. Pedroso Alvarenga, 1170 – Itaim Bibi / Tel.: (11) 3167-0977

Marcel
Com um toque mais moderno, o chef Raphael Despirite deu seguimento às receitas do seu avô, que havia assumido o comando do restaurante em 1965. No menu, juntamente com receitas clássicas francesas, brilham os suflês salgados e doces. É indiscutível que o prato tenha se tornado a grande estrela da casa, principalmente o de queijo gruyère, um dos mais pedidos – agrada diversos paladares.

Igualmente bem executados, a porção de escargots à la bourguignonne e o polvo confitado em azeite, molho pesto e batatas não decepcionam. Para arrematar, e sem peso na consciência de repetir a receita, o suflê de chocolate amargo é doce na medida e vem com uma calda deliciosa.

R. da Consolação, 3555 – Cerqueira César / Tel.: (11) 3064-3089

Oui
O restaurante francês, comandado pelo chef Caio Guerreiro Ottoboni, está de casa nova no Baixo Pinheiros. O lugar ganhou projeto arquitetônico de André Vainer, que também assinou Spot e Ritz. Mais espaçoso, acolhedor, iluminado e moderno, dispõe de 48 lugares. No andar superior, um salão comporta pequenos eventos de até 20 pessoas, com bar e varanda. Além da novidade no endereço, o menu ganhou novos pratos, como a berinjela assada, laqueada com amendoim e missô, camarão e legumes gratinado; dadinho de bochecha e cabeça de porco com vinagrete de salsa e o espetinho de asa de pato confit.

Camarão e legumes gratinado, pão de alho

Na seção de principais: arroz de pato, chips de paio, couve, opção com ou sem foie gras;  língua de boi, purê, tomate e cornichon; polvo, aioli de dendê, romesco com bok choy e o prato vegetariano que muda toda semana. No almoço oferece dois tipos de menu executivo: de dois ou três tempos.

Rua Costa Carvalho, 72 – Pinheiros / Tel.: (11) 33604491

La Casserole
Há mais de 60 anos, o aconchegante bistrô no Largo do Arouche recorre a mudanças discretas, mas significativas, para manter sua posição entre os queridinhos da cidade. Fundado pelo casal de imigrantes franceses Roger e Fortunée Henry, o La Casserole foi um dos primeiros bistrôs autênticos de São Paulo e segue inabalável. O cardápio é famoso por clássicos da cozinha francesa e também conta com pratos de inspiração contemporânea. Os clássicos filé au poivre, a deliciosa porção de moules frite, assim como steak tartar finalizado na mesa, são pedidos seguros. Torça para encontrar o haddock, servido com creme de espinafre, outro prato bem conhecido da casa.

Largo do Arouche, 346 – Centro /  Tel: (11) 3331-6283 

Le Vin
Antigos donos do café Antique, Nancy Mattos e Fred Barroso, abriram em 2000 o primeiro Le Vin Bistrô, no bairro dos Jardins. A ideia foi trazer para a cidade a autêntica cozinha de bistrô francesa, com pratos típicos de todas as regiões do país, em ambiente charmoso e intimista. O cardápio, assinado pelo chef executivo Fred Barroso, leva para o menu sugestões como o steak tartar, moules et frites (peça o a provençal!) e o confit de canard.

As sobremesas são um atrativo à parte e ótimas opções clássicas francesas. Peça pelos Ovos Nevados ou o Pêtit Gateau da casa. De segunda a sexta oferece menu executivo, incluindo entrada, prato principal e sobremesa. Com mais três unidades em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Brasília, o grupo ainda conta com uma pâtisserie, com doces típicos da confeitaria francesa e uma boulangerie – com seus pães confeccionados artesanalmente.

Al. Tietê 184 – Jardins / Tel: (11) 3081-3924 

Ruella
Opção certeira para primeiros encontros ou jantares românticos, o Ruella encanta já pela decoração superaconchegante com ar de bistrô vintage, diversas peças garimpadas pela chef Danielle Dahoui. Possui três unidades pela cidade: a primeira no bairro da Vila Olímpia é tão charmosa que é sempre utilizada para mini weddings. Dica: peça o risoto de bacalhau, com cebola-roxa, azeitona, brócolis, tomate-cereja e batata palha.

Rua João Cachoeira, 1507 – Itaim /  Tel: (11) 3842717

Sympa
Localizado no coração dos Jardins, no local do extinto Epice, o Sympa apresenta, em atmosfera casual, um menu de criações do chef inspiradas em receitas francesas, mas com um toque jovem e pessoal. O enxuto cardápio é uma mistura das experiências de Thiago, que já pilotou as panelas de casas como Allez, Allez!, La Maison Est Tombée e Le Repas.

Além de opções à la carte, o menu tem degustação de três a seis etapas, com entrada, prato principal e sobremesa. Thiago inova com criações próprias – como o tempurá de rã à provençal com nhoque de cenoura; e o tartar de carne com ovas de uni (ouriço-do-mar), acompanhado de chips de arroz moti. A notícia boa é que seu menu executivo de almoço custa R$ 49.

Rua Haddock Lobo, 1002 – Jardins / Tel.: (11) 3061-2295


Fotos: Pamela Carvalho e divulgação 

Posts relacionados