Com vista para a Torre Eiffel, os sabores do Brasil estão em ascensão no Cafe de L’Homme, de Paris. Assinado pela chef Morena Leite, o menu inclui afrescos do nosso paladar, como ceviche, picanha com gostinho do Nordeste ou algo clássico da cozinha de Morena: tapioca. Que tal experimentar o ravioli com a especiaria ou seu tradicional mil folhas de mandioca?

Ao caminhar pela praça do Trocadéro, bate um desespero na hora de checar o endereço. Onde está localizado o Cafe de L’Homme, nessa praça de enormes casarões e cafés? Então, dá-se conta que ele fica dentro do Musée de l’Homme, sem muita sinalização à vista. Uma vez lá dentro, percebe-se a importância da simbologia e seu charme, que conquistam. Quando você descobre que uma das donas é Coco Eiffel (neta de Gustave Eiffel, engenheiro francês que participou da construção da Estátua da Liberdade, de NY, e da torre parisiense) se apaixona ainda mais. A história toda arrepia na primeira ouvida.

Coco Coupérie-Eiffel e Christophe Bonnat, sócios do café, com a chef brasileira

Mas nem só de contos vive o espaço. Convidada pela sagaz dona – que a cada temporada leva um chef diferente para cozinhar -, Morena Leite apresenta reinvenções de pratos típicos do brasileiro. Em um dia de muito sol no Verão, a chef recebe amigos e clientes na varanda para apresentar as receitas. De fundo, a vista da torre e sol a pino é um típico cartão postal pronto para receber os cliques.

Ceviche de peixe branco (Foto: André Aloi)

Para começar a experiência, uma tábua de petiscos – com bombom de abacate, churros de tapioca com vatapá, canudinhos de pato e os molhadinhos e saborosos bolinhos de feijoada. Outra delícia: servido em um abacaxi, o ceviche de peixe branco com molho cítrico (foto acima) é para comer rezando. Os sabores se misturam, preenche toda a boca. É pra salivar só de imaginar a explosão e relembrar o leite de tigre.

Por fim, que tal o crocante ravioli de tapioca com pesto de ervas verdes? Para se lambuzar! Na carta ainda tem moqueca de frutos do mar, tapa de quadril confit com farofa de banana, purê de banana e mil folhas de mandioca. Esse último é para matar as saudades de carne, já que na Europa a maior parte dos pratos tem como base frutos do mar. De sobremesa, é servido um creme brûlée de goiabada com sorvete de queijo.

O menu degustação, com bebidas não alcoolicas inclusas, sai por R$ 180 por pessoa. Com vinho, sai por R$ 250. No almoço ou no jantar, segue até 25 de setembro.

Cafe De L’Homme – 17 Place du Trocadéro et du 11 Novembre, 75016 Paris, França – Tel.: +33 1 44 05 30 15

O menu foi experimentado em julho de 2017, mesma época em que foram feitas as consultas de preço. 


Morena volta ao Brasil no fim do ano

COMO PARISIENSE
Quando Morena Leite mudou-se para Paris, imaginou que teria um ano praticamente sabático. Afinal, não dá pra deixar à deriva seis restaurantes do calibre do Capim Santo – ainda que tenha uma equipe competente e de confiança no comando. Ela se imaginava participando de uma aula ou outra na Le Cordon Bleu (onde se formou há 18 anos) e curtindo o tempo com a filha, Manuela, de 8 anos, em viagens de fim de semana.

Mas aí veio o convite de Coco e tudo mudou. “Virei turista e também guia. Estou pesquisando, mas também estou tendo a oportunidade de mostrar nossa culinária em um lugar tão lindo e especial. Um privilégio”, comemora. “Eu achei que era um ano de me reciclar, entender as tendências da gastronomia mundial. Resolvi me basear em Paris, estudar e adquirir a cultura francesa e daqui tenho ido viajar – fui para a Índia, Israel, Viena, Budapeste, Praga, Londres, Amsterdã”, enumera suas andanças nesses poucos meses de Europa. A chef agora se prepara para pequena temporada na Ásia e África.

Ela importou o chef Vico Crocco para auxiliá-la na cozinha, mas os outros 10, do Brasil, também terão a oportunidade de passar pelo restaurante francês. Morena ainda vai fazer uma pós em “Alta Filosofia do Gosto”, na Le Cordon Bleu. Em breve, ela estreia uma coluna quinzenal aqui, contando um pouco dessas viagens e aventuras. Fique ligado!


Fotos: Divulgação e Shutterstock

Posts relacionados