Há um ano, comer uma autêntica pizza napolitana em São Paulo sem pagar valores exorbitantes tornou-se uma realidade graças à abertura da Napoli Centrale, instalada no Mercado Municipal de Pinheiros. Saborosa, com massa elástica na medida (diferente de certas casas que exageram no puxa-puxa), ótimo molho e cobertura que agrada, a casa serve uma ótima Margherita por R$ 22. Clássica, ela é apenas um dos sabores servidos.

Agora, em celebração ao seu primeiro aniversário, a casa de Marcos Live e Gil Guimarães brinda os apaixonados por uma redonda fumegante com três sabores exclusivos, elaborados por grandes chefs e vizinhos no Mercado. Uma ideia que trouxe Alex Atala (D.O.M e Dalva & Dito), Rodrigo Oliveira (Mocotó) e Checho Gonzales (Comedoria Gonzales) para o universo das pizzas. Cada um criou uma cobertura que será servida a cada mês.

A estreia se dá com Atala, que criou uma redonda coberta por queijos artesanais serrano e colonial, folha de mostarda, espinafre, tomate e pinhão (sim, você não leu errado) e mostarda de butiá. A pizza chega bonita, sem molho de tomate (como já é habitual em vários sabores italianos), mas muito saborosa. O amarguinho do espinafre com os pedaços de pinhão deram um toque único e bem saboroso. Ela será servida de 15 de agosto a 20 de setembro.

Pizza by Alex Atala

Já de 21 de setembro a 21 de outubro, será a vez de produzirem a redonda do Rodrigo Oliveira, que leva carne seca na nata, abóbora cabotiá, pesto de coentro com beldroega (folha suculenta conhecida por ser uma planta medicinal) e pimenta biquinho. Muito saborosa, especialmente pela carne seca na nata e pela abóbora. Quando foi convidado a criar uma pizza, Oliveira conta que o primeiro ingrediente que veio à mente foi a carne seca. Surpreendeu.

Chef Rodrigo Oliveira e sua criação

Para finalizar, a receita de Checho Gonzales inspirou-se na cozinha andina para servir, de 23 de outubro a 23 de novembro, a sua pizza. Ela leva queijo meia-cura, lâminas de batata (delicadas e quase imperceptíveis para o paladar), favas de milho verde e salsa llawja (à base de tomate, hortelã e pimenta). Aparência linda, além de gostosa.

Napoli Centrale

R. Pedro Cristi, 89, boxes 83 e 84 – Pinheiros, São Paulo / Tel.: (11) 3031-1689. Aberta das 10h às 20h.

_________________________________________________________________________________________________________________

Françoise Terzian, jornalista paulistana e curiosa por natureza, é autora do site Prazerices – as boas coisas da vida. Dentre elas, claro, comer bem. Seu apetite por novas descobertas, de um café especial a um bolo irresistível, é o tema desta coluna.

Posts relacionados