Sim, agora há um Rossopomodoro em São Paulo operando fora do Eataly. Ele acaba de abrir as portas no bairro do Itaim Bibi, na capital paulista, e serve bolinho de pão italiano com berinjela, rigatone com molho de tomate saborosíssimo e recheio de ricota cremosa, drinks como Aperol Spritz e, claro, as famosas pizzas napolitanas servidas em praticamente todos os Eataly do mundo.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, o Rossopomodoro não pertence ao Eataly. Ele apenas opera no complexo gastronômico italiano. Foi fundado há cerca de 30 anos em Nápoles e hoje tem cerca de 150 unidades no mundo – muitas delas dentro do Eataly.

Pertencente ao Grupo Sebeto SPA-Italia, o Rossopomodoro tem uma unidade que funciona no Eataly São Paulo, onde serve apenas pizzas. Na última sexta-feira (21/07), abriu sua segunda unidade de rua na cidade. Localizada na Rua Pedroso Alvarenga, a autêntica casa napolitana estreia com ingredientes certificados da região de Nápoles e garantidos pelo DOP, DOC e DOCG. Ou seja, eles têm denominação de origem garantida, controlada ou protegida ou todas as alternativas combinadas.

Na prática, isso garante que as criações são feitas com ingredientes italianos de alta qualidade. Por conta desta premissa, a cada estação, novidades exclusivas com sabores típicos serão lançadas. Outra boa notícia é que dá para comer pizza e pasta em qualquer horário entre meio-dia e 23h.

BEBIDAS: da carta de bebidas, além de clássicos como Bellini, Aperol Spritz, Negroni e Campari, há ainda requintadas Caipirinhas Fusion preparadas pelo barman napolitano Enzo de Angelis.  Entre brancos e tintos, a carta de vinhos abraça todo o território italiano.

MASSAS: das panelas para a mesa, o cardápio do Rossopomodoro traz o Spaguetto al Pomodoro que leva pasta di gragnano com molho cremoso de tomate fresco. Há também o La Parmigianella de berinjela gratinada. Para começar, vá de La Tiella – fritura típica napolitana de terra e mar.

 

PIZZA: a pizza napolitana é uma unanimidade no mundo todo e no Brasil não é diferente. Por aqui, elas são preparadas pelo maestro pizzaiolo Rosario Minucci e sua equipe. A massa é feita artesanalmente, com fermentação de pelo menos 24 horas. Essa espera permite que os amidos se transformem em açúcares simples perfeitamente digestíveis, tornando a pizza macia e suave. Entre as mais pedidas, destaque para a imperdível Margherita Verace (receita responsável pelo sucesso da pizza Rossopomodoro na Itália e no mundo). Para compartilhar, vá de foccacia. Os preços variam de R$ 35 a R$ 55.

Durante a semana, é possível experimentar o almoço-executivo que conta com antipasto e prato principal.

SOBREMESA: nada de petit gâteau. Na casa napolitana, o dolce surge na forma de Torta Caprese de Chocolate e Amêndoas com Sorvete ao Leite de Búfala. Há ainda a Calda-Calda, uma espécie de bolinho de chuva com Nutella.

Rossopomodoro Cucina e Pizzeria NapoletanaR. Pedroso de Alvarenga, 909,  Itaim – São Paulo

Fotos: Divulgação

___________________________________________________________________________________________________________

Françoise Terzian, jornalista paulistana e curiosa por natureza, é autora do site Prazerices – as boas coisas da vida. Dentre elas, claro, comer bem. Seu apetite por novas descobertas, de um café especial a um bolo irresistível, é o tema desta coluna.

Posts relacionados