A jornalista carioca Renata Araújo, do You Must Go, conta quais são os 5 melhores restaurantes do Rio, com base nas últimas premiações. Ou seja, aqueles que se você ainda não conhece, vale a pena marcar na agenda para a sua próxima visita à Cidade Maravilhosa.

Por Renata Araújo*, do You Must Go

Fasano al Mare
O restaurante do Hotel Fasano é comandado pelo chef italiano Paolo Lavezzini, que faz uma cozinha autêntica de sua terra natal. O ambiente é  elegante e refinado, com colunas de mármore branco nacional, cortinas de linho branco e um bar envidraçado. O Fasano al Mare levou os 5 garfinhos no Rio Gastronomia e o prêmio de melhor italiano no Veja Comer&Beber. De segunda à sexta, na hora do almoço, o mezzo giorno (menu executivo) com entrada, prato principal e sobremesa tem preço fixo e é uma ótima opção para conhecer a culinária italiana do restaurante.

Av. Vieira Souto, 80 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22420-000 / Tel.: (21) 3202-4000

Quaglia farcita di pane di spezie, polenta incatenata e crema di foie-gras (Foto: Reprodução/Instagram)

Lasai
O restaurante, que tem 1 estrela Michelin, é comandado pelo chef Rafa Costa e Silva, que já ganhou o prêmio de melhor chef por 3 vezes! Neste ano, o Lasai conquistou o prêmio de melhor contemporâneo pela Comer & Beber e os 5 garfinhos do Rio Gastronomia. Localizado em um sobrado de 1902, o ambiente é moderno, com móveis de madeira, adega e uma cozinha aberta. No segundo andar, um terraço aconchegante com jardim vertical. No cardápio, duas opções de menu degustação, onde são priorizados os produtores e pescadores locais e a sazonalidade dos ingredientes de suas hortas.

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22271-020 / Tel.:(21) 3449-1854

(Foto: Reprodução/Facebook)

Mee
O restaurante asiático do Hotel Copacabana Palace também carrega 1 estrela Michelin. Além de levar para casa os 5 garfinhos do Rio Gastronomia, também conquistou o prêmio de melhor oriental pela Veja Comer&Beber. O ambiente é sofisticado, com tons de vermelho, e com todo o glamour de estar no hotel mais tradicional da cidade. Sob o comando do chef Kazuo Harada, o cardápio tem opções para todos os gostos, desde os clássicos sushis até o exótico ouriço do mar.

Av. Atlântica, 1702 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ, 22021-001 / Tel.: (21) 2548-7070

(Foto: Reprodução/Facebook)

Naga
Do grupo paulistano Nagayama, foi eleito o melhor japonês do Rio pela Veja Comer & Beber, e ganhou também os 5 garfinhos do Rio Gastronomia. O ambiente é contemporâneo mas com forte presença das tradições japonesas. Sob o comando do chef Raul Ono, no almoço executivo, de segunda a sexta, é possível montar uma refeição completa, chamada de Bentô. Um dos destaques do Naga é a carta de saquês, assinada pela especialista Yasmin Yonashiro.

Av. das Américas, 3900 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22631-004 / Tel.: (21) 3252-2698

(Foto: Divulgação)

Oro
O restaurante do chef Felipe Bronze, que já foi eleito cinco vezes o melhor chef do ano, abriu em novo endereço no ano passado. No Rio Gastronomia, levou os 5 garfinhos para casa. O ambiento, com dois andares e cozinha aberta, é super aconchegante. Um projeto impecável do arquiteto Eduardo Novaes.

No cardápio, o destaque é a brasa, já que o restaurante conta com um forno a carvão, uma parrilla e um yakitori japonês. Os pratos sempre privilegiam a cozinha brasileira, mas com influências espanholas, japonesas e argentinas. São oferecidos apenas dois menus: o Criatividade, feito diariamente com produtos de mercado, e o Afetividade, mais enxuto, feitos na medida para quem quer apenas dois pratos.

Av. Gen. San Martin, 889 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ, 22441-015 / Tel.: (21) 2540-8768

(Foto: Reprodução/Facebook)

*Renata Araújo é jornalista, carioca e pós graduada em comunicação. Já morou na França, Espanha e EUA e conhece mais de 40 países. Colabora com diferentes veículos e divide com seus leitores sua paixão por gastronomia e turismo de luxo.

Posts relacionados