Por Mariana Vieira*

Quando uma tendência gastronômica sobrevive de um verão a outro, pode-se dizer que veio para ficar, né? Parece ser o caso do poke, prato simples, com origens havaianas, que consiste em uma base de arroz, peixe cru temperado com molho de soja e o que mais a imaginação e o gosto do freguês permitir: alga wakame, tomate cereja, cebola roxa, cenoura, pepino,gengibre, edamame, couve-chinesa, nabo, coentro.

Saudável, refrescante e com preços acessíveis, a oferta de casas especializadas aumentou e promete não deixar ninguém passar vontade nesse verão. Confira cinco endereços onde comer ótimos pokes em São Paulo:

1. I sushi poke
Esse pequenino restrô, vizinho do ótimo Polska 295, tem poucos lugares e um menu focado em sushis e poke. Por aqui as versões são pré definidas, sendo salmão ou atum as boas pedidas. Tem opção vegetariana com cogumelos e tofu e ainda um misto com frutos do mar que leva camarão, lula, peixe e legumes. Para beber, vá de guaraná Wewi orgânico.

R. Simão Álvares, 297 – Pinheiros

2. Hi pokee
Um dos primeiros a oferecer a iguaria havaiana em São Paulo, o Hi Pokee, na Rua Augusta, se destaca pelo cuidado na montagem e na escolha de ingredientes frescos e de qualidade, o que confere uma casa sempre cheia e fila de espera que é amenizada com baldinhos de amendoim, cortesia da casa. Para beber, o suco natural P.O.G que leva laranja, goiaba e abacaxi é ótima pedida. O cliente pode escolher sua versão partindo de base de arroz branco ou integral ou tiras de legumes e seguir com a proteína (atum, salmão ou cogumelos) e escolher os molhos. Não esqueça da sobremesa, que também lembra o Havaí: abacaxi brulee. Tem opção de delivery no Uber Eats.

Rua Augusta, 2052

3. Lets poke
Representante da moda no Itaim Bibi, o Let’s Poke funciona no sistema escolha, pague e aguarde sua vez. Os bowls são bem servidos e o grande destaque fica por conta do tempurá de legumes, um dos acompanhamentos oferecidos. Por aqui, água de coco natural engarrafada. Entrega em casa pelo iFood.

Rua Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 482 – Itaim

4. Mr Poke
O Mr Poke é uma boa pedida para passar e levar. Sem muitas mesas e cadeiras, a casa oferece pokes montados em recipientes de plástico descartável, o que prejudica a experiência . Para beber, a garrafa bem gelada do Baer mate, que aliás é outra moda refrescante que tem tudo para pegar nesse verão .

Rua Padre Garcia Velho, 44 – Pinheiros e Rua Humberto I, 1007 – Vila Mariana 

5. Poke Bowl
Localizado no Shopping Frei Caneca, esta franquia já conquistou fãs em Brasília e em Recife e representa uma opção rápida e saudável em oposição a quase sempre indigesta comida de praça de alimentação. Também é servido em bowls de plástico, o que prejudica a apresentação mas facilita para quem precisa pegar e levar. Com opções já montadas como o Ahi Poke (atum, avocado, alga e arroz), também oferece versões abrasileiradas com frango empanado como a proteína de escolha no caso do Chicken Katsu, que acompanha arroz japonês temperado, repolho roxo, cenoura e gergelim. Para beber, coco natural aberto na hora, uma verdadeira indulgência no meio do shopping. Refresque-se!

Rua Frei Caneca, 569

Fotos: Acervo Pessoal

Mariana Vieira é jornalista brasiliense que trocou a capital do país pela maior metrópole da América Latina há 3 anos e ama descobrir novos lugares em SP.  Trabalhou no Correio Braziliense e colaborou para a Revista Chef. Mantém uma coluna sobre descobertas no mundo dos vinhos no blog da Grand Cru e escreve crônicas gastronômicas no Medium.

Posts relacionados