Competente e obstinado, o chef Alex Atala colocou o seu restaurante D.O.M. entre as estrelas mundiais – e o mantém se reinventando a cada dia. Casa acaba de ser angariada com duas estrelas no Guia Michelin, que passa a ter edição no Brasil 

O D.O.M. de Alex Atala não ocupa atualmente o posto de 6º melhor restaurante do mundo por acaso. É uma experiência gastronômica para explorar os sabores do Brasil, tratados com muita criatividade e inovação. A cada prato uma grata surpresa, mas hoje Atala se superou. Das entradas à sobremesa: impecável. O restaurante acaba de ganhar duas estrelas na edição brasileira do aclamado guia gastronômico, Michelin. Único no país com as duas estrelas, outros dez ganharam uma estrela, como o Maní, Attimo, Kinoshita, Olympie e Fasano.

Captura de Tela 2015-03-29 às 01.07.14

Da última experiência no menu degustação, Atala honrou com louvor as duas estrelas, na visita mais saborosa de todas. Veja a seguir o menu degustação de quatro pratos (que com as entradinhas e mimos do chef, duplica) e suas criações. A refeita começou com o amuse bouche Sorbet acompanhado de um drink, tudo de pimenta de cheiro. Uma boas-vindas no D.O.M. refrescante, deliciosa e inusitada.

IMG_7344

A seguir, melancia e alga com sopa de pepino, capim santo e amendoim.

IMG_7349

De comer rezando: biscoito de polvilho com botarga. O menu degustação segue…

IMG_7354

Cavalinha defumada em cedro rosa, purê de cebola e mandioquinha.

IMG_7361-1

Para mim, o melhor prato: Pirarucu (peixe amazônico) com sagu de tapioca e caldo de tucupi (que é servido à parte, após a apresentação do prato).

IMG_7362

E a competição de melhor prato segue acirrada: gema pochê, purê de cará, carne de sol e caldo de galinha caipira.

IMG_7366

Galinha da Angola e arroz santa Izabel – M A R A V I L H O S O. Eleito na mesa o melhor prato.

IMG_7370

Prato curioso da noite: Saúva Amazônica in natura (tem gosto de erva cidreira) em cima de um merengue de côco e iogurte em pó. Vai encarar?

IMG_7373

As sobremesas não ficaram para trás. O bolo de castanha, sorbet de whisky, chocolate meio amargo, curry, rúcula e sal, foi uma surpresa agradável.

IMG_7378

O D.O.M tem o famoso PF como opção de almoço. A versão de Atala vem com banana, feijões preto e carioca, batata crocante em cubos, arroz, couve e farofa. Pode escolher entre peixe, frango ou escalope. O preço? R$ 82. A opção de peixe é maravilhosa, executada com maestria. Vale pedir a sobremesa delícia, priprioca (ravióli com banana ouro, caramelo e perfume de priprioca) com pudim de leite.

Como sempre digo, uma experiência, não apenas uma refeição.

D.O.M.

Rua Barão de Capanema, 549 – Jardins, São Paulo – SP

(11) 3088-0761

 

 

Posts relacionados