Veneza? Ah, Veneza! Tudo é motivo para visitar e revisitar esta encantadora cidade… Aqui termina a viagem gastronômica pela Itália…

Muito conhecida por sua vocação romântica, Veneza também tem ótimas surpresas gastronômicas. Seja um achado enquanto percorre os emaranhados de ruelas e canais ou quando tem uma indicação ou um endereço de uma preciosa dica. Aqui, o dolce far niente é levado a sério. E muitas vezes é comum achar lugares que dificilmente encontrará novamente ou que não sabe como indicar (só estando lá, mesmo), como foi um belo vinho branco gelado que tomei, do lado da feira local. E para achar de novo aquelas pequenas mesas ao lado do canal, onde passei uma tarde observando o movimento das gôndolas? (Contrariando o que disse, na última vez, andei, andei e andei e consegui achar, dica no final do post).
Veneza 1731
A viagem incluiu Veneza somente como uma boa desculpa para visitar novamente a cidade. Terminamos esta festa de babette com direito a Bellini e carpaccio do Harry`s Bar, que apesar de caro (carpaccio a 60 euros, Bellini 16 euros – e exigência de traje social à noite), é imperdível. Não deixe de visitar este local, escolhido por vários intelectuais, entre eles Hemingway. Hoje é um dos restaurantes mais conhecidos no mundo e conta com filiais em vários países. Se a opção for almoçar, o Baked Tagliolini, uma pasta com queijo gratinado, é de comer rezando. Dá água na boca só de lembrar…
Veneza 1187
Entre os diversos pontos turísticos, Grande Canal de Veneza, Palazzo Ducale, Ponte dos Suspiros, centenas de igrejas, Ponte Rialto, Piazza de São Marco, etc. Aproveite para fazer uma pausa e olhar para o lado para aquela mesa escondida ou um café centenário. Um deles é o Café Florian, o mais antigo da Itália (1720), que já recebeu em sua mesas figuras ilustres como Lord Byron, Goethe, Modigliani, Ele fica bem no centro da Piazza São Marco, com vista para a Basílica. Se a animação permitir, um bom Spritz (drinque veneziano a base de prosecco, aperol, club soda e uma rodela de laranja) é a pedida. Os doces são uma delícia!
Veneza 1213
Uma outra dica de Veneza é tomar um drinque ao som de Frank Sinatra do bar do Hotel Danieli: você sentirá na realeza, literalmente! A tradicional  Trattoria due Forni, desde 1973, oferece a cozinha veneziana tradicional, baseada principalmente em frutos do mar e peixes do Mar Adriático. A pasta com lagostim é maravilhosa. Para acompanhar? Um bom Aperol Spritz, afinal o drique foi inventado aqui.
Veneza 1318
Para uma noite especial, o Locanta Cipriani, localizado no luxuoso hotel, que fica em uma ilha, é um programa à parte. Peça a mesa externa e a noite ficará muito mais especial, com a linda vista de Veneza.
Veneza 1205
Em Veneza não se pode deixar de provar o spaghetti al nero di sepia, com lula e sua tinta como molho, meu preferido! A tradicional Tratoria Madonna, em uma ruela ao lado da ponte Rialto, oferece o prato e muitos outras maravilhosas pastas. Não deixe de fazer o passeio de gôndola: a dica é pegá-lo em um lugar tranquilo, como em frente ao El Pesador, antiga doca de desembarque dos mercados de peixes, frutas e artesanatos. Hoje, desativado, tem uns charmosos restaurantes que oferecem uma das vistas mais tranquilizantes e maravilhosas de Veneza. Um belo lugar para se tomar um vinho e provar do Dolce Far Niente da Itália.
Piaccere!
Harry`s Bar
Café Florian
Hotel Danieli

Veneza 1165
Veneza 1194





Posts relacionados