Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos.

São Paulo, SP – O chefe consultor em gastronomia Alain Poletto, do Bistrot de Paris, cresceu no hotel-restaurante de sua família na cidade de Thonon-les–Bains, na França. Foi professor titular de gastronomia na Escola Hoteleira da cidade, uma das mais conceituadas daquele país, durante 21 anos. Em 1989, lançou a tese “La cuisson sous vide”, tornando-se referência mundial nesse tipo de cocção. Em São Paulo desde 2002, foi sócio de restaurantes, como Paola di Verona (2002 a 2007), e é sócio do Dalva e Dito. De 2009 a 2013 foi o chef consultor especialista do grupo Pão de Açúcar.

Na Villa San Pietro, escondido no meio da agitação dos Jardins, o Bistrot de Paris foi repensado em todos os detalhes para se tornar um autêntico bistrot francês. Poletto assina o cardápio de clássicos incontornáveis da cozinha francesa. No cardápio estão pratos, como entrecôte au poivre, magret de pato aux fruits rouges, cassoulet, steak tartare e crevettes à la provençale, entre outros. A filosofia do restaurante é de muito rigor nos bastidores: a origem e a sazonalidade dos produtos, a seleção das receitas seguindo as técnicas clássicas, o serviço atencioso e a completa carta de vinhos (com mais de cem rótulos). Aqui, Poletto dá dicas de onde comer bem em São Paulo, além do Bistrot. Deslize para descobrir!

1. Leôncio, na Vila Madalena
Gosto do lugar despretensioso e da qualidade das carnes grelhadas. Costumo pedir uma caipirinha com linguiça e de principal um bife ancho com mandioca frita.

(Foto: Reprodução/Instagram @comerdormirviajar)

R. Girassol, 284 – Vila Madalena / Tel.: (11) 3812-7309

2. Sushi Lika, na Liberdade
Gosto de ficar sentado no balcão, na frente do Lica. Deixo ele criar o que quiser para mim, sempre dentro da pura tradição japonesa, sem muita invenção. Do jeito que eu gosto de comer japonesa de verdade!

Foto: Reprodução/Instagram @sushidolika

R. dos Estudantes, 152 – Liberdade / Tel.: (11) 3207-7435

3. Restaurante Aragon, de meu amigo Rafael Rios
Para mim, um modelo de restaurateur sempre presente e de olho em cada detalhe do serviço. Um lugar de gente bonita para se divertir, beber e comer muito bem. Gosto de pedir o carpaccio de polvo e arroz pato. Para finalizar, churros com café.

(Foto: Reprodução/Instagram @aragonrestaurante)

Alameda Min. Rocha Azevedo, 1373 – Jardim Europa / Tel.: (11) 3085-1877

4. Rong He, no Paraíso
Para comer algo muito diferente com custo beneficio imbatível. Quando não sei o que comer, vou lá (nesse chinês) já que dá para ir a pé de minha casa! Won ton mixed (camarões e suína) salada com água viva são meus preferidos.

Won ton mixed de camarões e carne suína (Foto: Reprodução/Instagram @natyayumi)

R. Tutóia, 312 – Paraíso / Tel.: (11) 3275-1986

5. Genuíno bar, na Vila Mariana
Adoro levar os amigos gringos nos sábados para comer feijoada no buffet, tomando caipirinha e ouvindo o grupo tocando chorinho. Lugar descontraído e agradável. Bem brasileiro!

(Foto: Reprodução/Instagram @daniellemorais23)

R. Joaquim Távora, 1217 – Vila Mariana / Tel.: (11) 5083-4040


Fotos: Reprodução/Internet

 

Posts relacionados