Já se perguntou onde os chefs mais badalados do país comem quando não estão comandando seus restaurantes? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus locais e pratos prediletos ao redor do mundo.

Com mais de 16 anos de experiência no mercado, o chef confeiteiro Lucas Corazza, passou pelas cozinhas de grandes chefs como Mara Mello e Henri Schaëfer, a quem deve toda sua paixão pela confeitaria francesa, e Alex Atala e Bel Coelho, conhecidos por valorizarem ingredientes brasileiros, conceito que acredita e pratica em suas receitas. Para expandir suas técnicas da pâtisserie, sempre em constante atualização, o chef se especializou em confeitaria na França e recentemente com Mellissa Coppel, em Las Vegas.  Além de participar de eventos e ministrar cursos pelo país, levando o Chocólatras Solidários, projeto com venda de doces revertida em prol de instituições, Lucas também é jurado do programa Que Seja Doce, da GNT. Conheça os cinco restaurantes que mais frequenta quando está em São Paulo! 

La Casserole

Há mais de 60 anos, o aconchegante bistrô no Largo do Arouche recorre a mudanças discretas, mas significativas, para manter sua posição entre os mais queridos restaurantes da cidade. Para completar, a vista para o mercado das flores confere o clima de romance. Fundado pelo casal de imigrantes franceses Roger e Fortunée Henry, o La Casserole foi um dos primeiros bistrôs autênticos de São Paulo. No comando da casa desde 1987, Marie-France Henry, filha do casal fundador, recebe pessoalmente os clientes. O cardápio é famoso por clássicos da cozinha francesa e também conta com pratos de inspiração contemporânea. 

Dica do chef: não existe filet au poivre vert como o deles. E tem o melhor escargot da cidade.

Filet au poivre vert do La Casserole (Foto: divulgação)

Largo do Arouche, 346 – Centro /  Tel: (11) 3331-6283 

Ugue’s

Aberto em 1968, o Ugue’s ocupou por 47 anos um ponto na esquina da Rua Marquês de Itu com a Martim Francisco. Há três anos atravessou a rua para um ponto um pouco maior, mas não deixou de lado seu jeitão simples, atendimento descomplicado e seus famosos PF`s.

Dica do chef: aos sábados é parada obrigatória para uma feijoada.

Feijuca do Ugue`s, em Santa Cecília (Foto: reprodução Facebook Ugue`s)

Rua Marquês de Itu, 1018 – Santa Cecília / Tel: (11) 3661-3197

Martín Fierro

Em 1980, o restaurante Martín Fierro começou como uma casa de empanadas que evoluiu para um serviço tipicamente argentino, com cortes de carnes grelhadas, saladas, além dos tradicionais alfajores e doces de leite feitos na casa. Sob o comando da portenha Ana Maria Massochi, a tradicional churrascaria argentina é o mais antigo endereço do gênero na capital paulista.

Dica do chef: boas carnes e empanadas, mas vou lá pelo capeletti recheado de carne, linguiça e funghi na manteiga.

Capeletti do Martín Ferro (Foto: divulgação)

R. Aspicuelta, 683 – Vila Madalena / Tel: (11) 3814-6747

Bar da Dona Onça 

Embaixo do icônico prédio Copan, na Av. Ipiranga, o Bar da Dona Onça, da chef Janaína Rueda, conquistou a clientela com pratos tipicamente brasileiros. Apesar de ser chamado de bar, o lugar funciona mais como um restaurante. O extenso menu inclui opções para petiscar como o croc milanesa, a linguiça de porco artesanal com vinagrete e pão francês e a deliciosa rabada de panela de pressão, que desmancha na boca.

Dica do chef: The Modernist Galinhada. É fantástico! Superbem temperado e com um ovo por cima…

Galinhada do Bar da Dona Onça (Foto: divulgação)

Av. Ipiranga, 200 – Edifício Copan, lojas 27 e 29 – Centro /

A Casa das Massas 

A Casa das Massas abriu suas portas em 1988 com a proposta de “teletransportar” os clientes para uma tradicional taberna italiana, com massas e molhos de fabricação artesanal. Hoje, a casa mais que dobrou de tamanho, mas mantém suas receitas originais e o clima aconchegante e familiar.

Dica do chef: Paglia e Fenno com bracciola. A bracciola só é servida aos finais de semana, e é maravilhosa. Comida da vovó feita com massa fresca de primeira.

(Foto: Shutterstock)
R. Tupi, 610 – Santa Cecília / Tel: (11) 38257157

Posts relacionados