Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do país comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna “Onde os chefs comem” eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes e pratos prediletos ao redor do mundo.

Chef Paulo Kotzent que comanda o renomado Attimo, em São Paulo (Foto: divulgação)

O chef Paulo Kotzent comanda a cozinha do Attimo, restaurante italiano que já foi contemplado duas vezes com uma estrela do renomado Guia Michelin. Descendente de italianos, austríacos e alemães, Paulo nutre desde cedo relação muito próxima com a culinária. Aos 10 anos já reproduzia algumas receitas da avó em casa. Em 2000, enquanto cursava Arquitetura e Urbanismo, decidiu ir a Roma estudar italiano e fazer cursos relacionados à arte. Apaixonou-se pela culinária local e pelos ingredientes novos e a relação com a qual o italiano tem com a comida.

De volta ao Brasil, carregado de livros de gastronomia, partiu para um novo rumo profissional e começou o recém-inaugurado curso na Universidade Anhembi Morumbi, em 2001. Com isso, o chef especializou-se na gastronomia para transformar seu hobby em profissão. Paulo acumula passagens por casas importantes na gastronomia italiana de São Paulo como Supra, Piselli, Santovino Restaurante e Bráz Trattoria, de Benny Novak, até ser convidado pelo restaurateur Marcelo Fernandes para assumir a cozinha do Attimo em agosto de 2016.

Confira os restaurantes mais frequentados por Paulo quando não está atrás das panelas no Attimo:

  

Aska, casa de lámen na Liberdade 

A espera costuma ser bem demorada, mas é só chegar cedo e evitar os horários de pico que não tem erro. Gosto porque a casa é simples, restauradora e os pratos são bem feitos. Ótima opção para quem deseja fazer refeições rápidas.

Dica do chef: lámen com caldo feito a partir de carne de porco e o melhor guioza do mundo

Lámen do Aska, na Liberdade (Foto: Tina Bornstein)

R. Galvão Bueno, 466 – Liberdade /  Tel: (11) 3277-9682  

Guilhotina Bar, para bons drinks 

Aberto há poucos meses, o Guilhotina é um sucesso. Toda vez que vou ao bar sempre peço para o barman Márcio Silva fazer os drinks de acordo com o meu humor, tem dia que quero algo mais amargo, tem dias que quero algo mais cítrico, por isso não sei os nomes dos drinks para indicar. A casa tem luz baixa, som perfeito, gente na medida certa, além de um longo balcão. Qualquer drinque vai fazer a sua noite melhor!

Dica do Chef: sente no balcão e peça um drink de acordo com seu humor!  

Guilhotina Bar, em Pinheiros (Foto: divulgação)

 R. Costa Carvalho, 84 – Pinheiros / Tel: (11) 3031-0955

 Mocotó, comida nordestina na Zona Norte 

Adoro o clima de bar, a comida bem feita e farta.  O tempero do chef Rodrigo Oliveira é inexplicável e sua equipe sempre muito atenciosa. Para mim, vale a viagem até a zona norte. 

Dica do chef: torrresmo, caldo de mocotó e a caipirinha de três limões (com cachaça, sempre!)

Torresmo do restaurante Mocotó (Foto: divulgação)

 Av. Ns. do Lorêto, 1100 – Vila Medeiros / Tel: (11) 2951-3056

Meats, um dos melhores hambúrgueres da cidade 

A casa está perto de celebrar cinco anos e já foi eleita diversas vezes como o melhor hambúrguer de São Paulo. Gosto muito do ambiente descolado e jovem do Meats, além da trilha sonora que é muito boa. A carta de cervejas é um destaque por lá também, vale conferir.

 Dica do chef: Hooligan com maionese de horseradish (raiz-forte)

Hambúrguer do Meats (Foto: reprodução Facebook Meats)

 R. dos Pinheiros, 320 – Pinheiros / Tel: (11) 2679-6323

Guarita Bar, ambiente simples com ótimos drinques e pizza 

 O Guarita se tornou um dos meus bares preferidos, os drinks do Jean Ponce e a pizza do Gregor Caisley, são de dar água na boca. Gosto de ir lá, pois, é sempre fácil de encontrar meus colegas de profissão depois do expediente! 

Dica do chef: Guaritônica

Pizza do Guarita Bar, em Pinheiros (Foto: divulgação)

 R. Simão Álvares, 952 – Pinheiros / Tel: (11) 3360-3651

Tan Tan Noodle Bar, pequeno, aconchegante e ótima comida oriental 

Gosto do Tan Tan porque a casa é pequena e aconchegante. Uma boa pedida para encontrar os amigos e petiscar comidinhas orientais. Vale começar a noite sempre com um drinque na calçada da casa.

Dica do chef: Katsu Sandu e Karê Udon

Katsu Sandu, sanduíche com carne de porco do Tan Tan (Foto: Tina Bornstein)

R. Fradique Coutinho, 153 – Pinheiros / Tel: (11) 2373-3587

_______________________________________________________________________________________

Um dos restaurantes prediletos do chef não fica em São Paulo, mas não podia ficar de fora da lista. Então, se você tem viagem marcada para Roma anota essa dica:

Pierluigi (Roma) – O restaurante beira 100 anos de tradição romana, tem sempre frutos do mar vivos escolhidos no aquário, à moda antiga! No Ghetto Ebreo, à caminho del Campo Dei Fiori. É um dos meus pedaços preferidos de Roma, restaurante tradicional frequentado por romanos, poucos turistas. Pratos bem executados, ingredientes de primeira, serviço primoroso, preços justos! 

 Dica do chef: carciofi alla Giudia

Pierluigi, tradicional restaurante em Roma (Foto: reprodução Facebook Pierluigi)

 Piazza de’ Ricci, 144, 00186 Roma, Itália

Posts relacionados