Onde comer bem na badalada cidade israelense

telaviv-01

The Blue RoosterAcostumados aos destinos gourmets em países como Itália, Espanha, ou mesmo grandes metrópoles como Nova York ou Londres, não imaginamos a diversidade gastronômica que algumas cidades fora do “circuito comercial” podem oferecer. Tel Aviv, em Israel, é uma delas. Apesar de a região estar em constante conflito e a entrada – e principalmente saída – ser extremamente difícil, alguns restaurantes e pratos na cidade valem o esforço.

 

De todos os restaurantes visitados, 100% de acerto, fato raro em uma cidade totalmente nova e com base em dicas pega uma aqui, outra acolá. Os guias são precisos nas suas dicas e vale ir de olhos fechados.

telaviv-03

Localizado no revitalizado Porto de Tel Aviv, o Mul Yam está na lista entre os mais sofisticados da cidade, único de Israel na lista francesa dos Les Grandes Tables du Monde, que indica os 120 melhores restaurantes do mundo.

Dizem que a comida lá segue a tendência “molecular”, mas não é, mas não significa que não seja criativa e saborosa. Sua especialidade são os frutos do mar, pescados no dia, com um toque de alta gastronomia, como a Lagosta com molho de ervas, os raviólis recheados de vieiras e, se tiver sorte, as frescas e saborosas ostras Gillardeax.

As sobremesas são uma atração à parte, enchem os olhos com a sua apresentação criativa e impecável. O Enchanted Mushroom, um merengue e chocolate com sorvete de banana, e o Ovo Fabergé, como uma joia, recheada de sorvete de chesnut e espuma de baunilha.

telaviv-04

Ainda no porto, o moderno Kitchen’s Market, no mezanino do Farmers Market, é uma celebração à boa mesa, com criações jovens e executadas à perfeição. A vista para o porto e com o pôr do sol no Mediterrâneo fecham com chave de ouro esta experiência.

telaviv-05

Já no centro histórico, em uma escondida ruela, em Jaffa, o Flea Market Jaffa possui mesas na rua, aconchegante. As mesas na rua completam o clima de descontração e, principalmente, badalação.

De frente para a Alma Beach, banhada pelo mediterrâneo, Manta Ray é um dos mais badalados restaurantes de Tel Aviv, na lista dos top 10 da cidade. A vista da praia, com o centro histórico ao fundo impressiona.

Lá, não perca a incrível mousse de berinjela. O The Blue Rooster, apesar de ser em um shopping, o que pode causar má impressão, é aconchegante e tem uma seleção de mezzes (entradas) um mais saboroso que o outro.

telaviv-06

Na antiga estação de trem, Hatachana, está o simpático espanhol Vicky Cristina, com mesas ao ar livre e um menu completo de tapas, atrai o público descolado da cidade. Já o moderno Toto, que tem um brasileiro como gerente, está no topo entre as mesas mais disputadas de Tel Aviv.

A grande fila de espera se justifica ao provar seus pratos. Como uma ampla carta de vinhos e driques, som alto e decoração moderna, é o destino mais badalado da cidade, um lugar para “ser visto”.

telaviv-07

Mul Yam: Port of Tel-Aviv, Hangar #24, Tel Aviv, Israel 972-3-5469920

Flea Market Jaffa

Vicky Cristina: Hatachana, 1 Koifmann St., Tel Aviv, Israel 03-736-7272

Manta Ray

Toto: Berkovich 4, Tel Aviv, Israel +972 3-693-5151

Kitchen’s Market

The Blue Rooster: Nisim Aloni 10 | Tzameret Park, G shopping mall, 2nd floor, Tel Aviv 62919, Israel

Posts relacionados