Maior feira de arte do Rio de Janeiro apresenta 70 galerias com programação diversa, programas de curadoria diferentes e em novo espaço. Acompanhe nossa cobertura na quinta-feira (14.09), no Instagram @viagemegastronomia. Siga!

A partir desta quarta-feira (13.09), o Rio de Janeiro recebe a 7ª edição da ArtRio com mais de 70 galerias participantes. A feira – que segue até domingo (17.09), estreia em novo local: a Marina da Glória. Mas esta não é a única novidade para este ano. A organização apresenta um novo formato para visitação das galerias, com seus principais programas Panorama (dedicado às galerias nacionais e internacionais de artes moderna e contemporânea) e Vista (galerias mais jovens com foco em arte contemporânea emergente e propostas artísticas inovadoras) em único espaço.

“Essa edição da ArtRio vai trazer uma série de mudanças, buscando apresentar uma feira extremamente consistente e madura, em total adequação às demandas do mercado face a um evento desse porte”, ressalta a presidente do evento, Brenda Valansi. “Teremos mais integração entre os programas e galerias, oferecendo uma melhor visitação e circulação. O novo espaço vai permitir ainda a realização de novos programas curados, que sempre trazem um frescor e novas possibilidades de leitura da arte”. Confira a programação completa!

“My dear Albers”, de Luiz Zerbini / Galeria Fortes D´Aloia & Gabriel (Reprodução)

Como explica Brenda, o evento este ano terá programas especiais curados, como o Solo, sob responsabilidade da americana Kelly Taxter, co-curadora do Jewish Museum de Nova York. Sob o tema “Brazilwood”, uma mistura de Brazil e Hollywood, a curadora faz um questionamento sobre a liberdade da cultura pop na arte contemporânea frente à diversidade das expressões culturais. Dedicado à vídeo-arte, o Mira estreia nesta edição em parceria com a Fundação Iberê Camargo. Bernardo José de Souza, curador residente de lá, assina esse projeto.

Por fim, o programa Palavra mostra como a escrita e a fala são importantes nos diferentes processos de criação. A programação vai unir poetas e artistas sob curadoria da poetisa e artista plástica Claudia Sehbe. A agenda vai acontecer em um palco no estilo teatro de arena, projetado exclusivamente por Zanini de Zanine, que será instalado nos jardins da Marina da Glória e que vai possibilitar a aproximação do público com os artistas.

Prêmio Foco
Em sua quinta edição, o Prêmio Foco Bradesco ArtRio apresenta três artistas selecionados em 2017: Iris Helena, Cleverson Luiz Salvaro e Ismael Agliardi Monticelli. Os três receberão como prêmio a participação em residências artísticas em reconhecidas instituições e também irão expor seus trabalhos em um estande especial na ArtRio deste ano. A premiação acontecerá na quinta (14.09), na Marina da Glória. Os três receberão bolsas para se dedicarem exclusivamente às suas pesquisas durante os períodos de residência.

Iris Helena, Ismael Agliardi e Cleverson Luiz Salvaro (Fotos: Divulgação)

Feira de Design
Concomitante com a ArtRio a Feira de Design do Rio (IDA) chega à sua quarta edição, reunindo designers, escritórios de design e galerias que apresentam as últimas tendências do segmento de design art. Todas as peças selecionadas para participar da IDA seguem o critério de serem únicas ou de série limitada.

Poltrona K2 Lilliput Miniaturas

PALAVRA – PROGRAMAÇÃO

QUARTA-FEIRA (13.09)
16h00 – Conversa e performance de Paulo Bruscky. Mediação Fernando Cocchiarale
19h00 – Conversa e performance de Cabelo. Mediação Fred Coelho

QUINTA-FEIRA (14.09)
16h00 – Conversa e Leitura de Poema com Katia Maciel + Catarina Lins. Mediação Julia Klien
19h00 – Conversa e Leitura de Poema com Omar Salomão + Ramon Nunes Mello

SEXTA-FEIRA (15.09)
16h00 – Conversa com Antonio Cicero (homenageado). Mediação Katia Maciel
17h30 – Paula Dip: “Numa Hora Assim Escura” homenagem a Hilda Hilst e Caio Fernando Abreu. Artistas convidados farão a leitura dos poemas dos dois poetas após a mesa
19h00 – Paulo Bruscky – Performance Poema Linguístico

SÁBADO (16.09)
16h00 – Oficina experimental de poesia
17h00 – Selo Lábia Gentil – A Gentil Carioca + Dantes Editora – Relação Imagem e Palavra
Conversa + leitura de poemas com: Pedro Lago + Luis Andrade; Pedro Rocha + Cabelo; Vitor Paiva + Alexandre Vogler; Anna Dantes
19h00 – Heloisa Buarque de Holanda + Alice Sant’Anna – Conversa e leitura do poema ” O Grifo é Meu” – Palavra de Mulher.


ArtRio 2017 – De qui. a dom., com preview na qua. Dias 14 e 15, das 14h às 21h, 16, das 14h às 21h e 17, das 14h às 19h. Ingressos a partir de R$ 20, à venda nas bilheterias no local nos dias de evento. Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória. Estacionamento no local. Metrô – Estação Glória / Passarela em frente à Rua do Russel / Foto de abre: “O Horizonte”, de Eloá Carvalho C. Galeria

Posts relacionados