Com ênfase no mercado vegano e de produtos orgânicos, a Virada Sustentável acontece hoje, dia 24 e 26 de agosto, com palestras, shows, atividades culturais, além de comidinhas em diversos pontos importantes de São Paulo.  

São Paulo – A partir desta quinta-feira (24), a 7ª edição da Virada Sustentável vai ocupar diversos pontos importantes da cidade de São Paulo, como o Parque Ibirapuera, o Unibes Cultural, Parques Mário Covas e Trianon, e a rede SESC-SP. O evento, além de reunir uma programação repleta de shows, exposições, palestras e atividades culturais, terá opções para quem procura produtos e comidas orgânicas e veganas.
No sábado, 26, a partir das 11h, a Praça Horácio Sabino em Pinheiros recebe o tradicional Mercado Buenos Artes Itinerante, projeto que incentiva o design brasileiro e o consumo responsável com itens de moda, beleza, decoração e bem-estar, além de alimentos e bebidas artesanais. O evento contará com um espaço dedicado a apresentação e incentivo aos produtores de alimentação, feira de produtos orgânicos, veganos e entre outros.
Feirinha Positiv.a
Durante a programação da Virada, a Livraria da Vila recebe a Feirinha Positiv.a, feira de produtos orgânicos e ecológicos cujo objetivo é mostrar ao público diversas soluções sustentáveis presentes no mercado. Os produtos são desenvolvidos afim de gerar menor impacto no meio ambiente e na vida das pessoas, como as composteiras para colocar lixos e cisternas para a captação e armazenamento da água da chuva. Além de produtos de limpeza consciente, snacks saudáveis e  embalagens biodegradáveis.
Outro destaque é o Circuito Agroecologia e Alimentação Sustentável, pelo Projeto SustentABC, que tem como principal objetivo sensibilizar a população quanto o consumo consciente a redução na geração de resíduos sólidos.
Horta FMUSP, localizada na Faculdade de Medicina da USP, na Avenida Dr. Arnaldo fica aberta no sábado (26) para uma visita guiada com oficinas sobre as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) e degustação de pratos preparados com elas.
Ainda no sábado, a partir das 12h, o Centro Cultural São Paulo receberá 4º Festival de Agricultura Urbana, com microcursos e oficinas, debates, exposições e mutirão para plantio de mudas e trocas de sementes na Horta do CCSP. O local abriga uma feira gastronômica com comidas naturais, quitutes veganos e receitas de refugiados que moram em São Paulo.
No domingo (27), o espaço Brahma Kumaris oferece a oficina “Desperdício de alimentos, um reflexo de insustentabilidade interior”, que tem como objetivo criar um espaço de reflexão que motive não apenas o uso integral dos alimentos, mas que desperte o entendimento de que toda ação de mau uso dos recursos naturais acontece antes em nosso espaço interior devido à ausência de foco em valores como cooperação, empatia e cuidado.
Para a programação completa, acesse o site www.viradasustentavel.org.br.
 
Fotos: divulgação 

Posts relacionados