Apresentador do “Pesadelo na Cozinha” e jurado do “Masterchef”, ambos da Band, o francês Eric Jacquin tem uma pontinha brasileira no seu coração. Ele explica o que gosta da culinária regional e quais seus ‘tomperros’ favoritos dos restaurantes em que é habitué.

Curiosidade é sempre a força motriz para Jacquin conhecer um novo lugar, seja na capital paulista (onde mora), seja em algum lugar bem local em uma de suas expedições Brasil afora. “É sempre bom aprender. E, às vezes, ver as coisas erradas”, explica o masterchef. Quando vai a um restaurante, deixa em casa a persona criteriosa, como no reality da Band. “Não tem nada a ver. Se é bom eu falo parabéns, se for ruim, não falo nada”.

O que ele mais gosta no País é a diversidade regional. “Muita (sic) parecida com a comida regional francesa. Em cada canto do país são cozinhas e culturas totalmente diferentes”, explica o chef. Ele lembra qual foi o primeiro restaurante que pisou quando chegou ao Brasil. “Fui em um que não existe mais, chamado La Cocagne. Na hora de pagar a conta não estava com dinheiro. Fui correndo pegar o dinheiro no Le Coq Hardy para pagar. Deixei minha ex mulher como refém”, ri.

Role a tela para descobrir em quais restaurantes paulistas você, com certeza, vai esbarrar com ele algum dia:

Destaque um restaurante de comida brasileira. Onde gosta de ir?
Adoro um boteco que se chama Bar do Giba em Moema. Eu gosto de lá. Falando de gastronomia, em Manaus tem um chef que eu adoro. O restaurante Banzeiro, o Felipe é o dono chef.

Bar do Giba, em Moema (Foto: Reprodução/Instagram: @helioleitecosmo)

Tem algum francês? Qual seu prato predileto ou entradas?
Aqui em São Paulo não tem mais restaurante francês. Agora só na França. A maioria é formada por bistrôs ou então cozinha francesa misturada com brasileira. 100% francês não tem. Não tem (sic) prato predileto. Depende do momento, da estação.

E no dia a dia? Qual frequenta e qual prato pede?
No dia a dia eu vou em um restaurante perto de minha casa por questão de proximidade e de qualidade. Chama Tonton. Eu como o Radiatore. É uma massa com ragu de rabada.

Jacquin e o chef Gustavo Rozzino, do Tonton (Foto: Reprodução/Instagram)

Para ir com os amigos e pedir um petisco, ficar bebendo?
Eu adoro o SKYE no Hotel Unique, uma vista maravilhosa. Comida de meu amigo, Emmanuel Bassoleil. Tem excelente drink, mas na bebida eu não gosto de drink complicado, gosto dos clássicos, como Bloody Mary. Também gosto do bar do Maksoud Plaza (Frank, com carta do renomado bartender Spencer Jr.).

Bar em homenagem a Sinatra fica no hotel Maksoud Plaza (Foto: Reprodução/Instagram)

Hamburgueria, pizzaria, fast food e delivery. Tem algum?
Town Sandwich, sanduíche maravilhoso e um hambúrguer perfeito; Margherita Pizzeria (veja as 10 melhores pizzarias de SP), eu gosto da pizza tradicional, que empresta o nome à casa, o dono fica na porta abraçando todos os clientes. Fast-food não gosto. Delivery não peço, prefiro cozinhar em casa.

Hambúrguer de cordeiro do Town (Foto: Reprodução/Instagram @lorenzoleonardos)

Para arrematar. Você acabou de casar com Rosângela Menezes. Qual é aquele restaurante do coração pra curtir a dois e desfrutar um vinho?
Esse tipo de saída é minha mulher quem escolhe. Não tem preferido. Gostamos de coisas novas e dos clássicos. Eu gosto de almoçar no Gero às sextas-feiras, por exemplo. Vinho branco: Chablis ou Chardonnay, no máximo de R$ 150. Tem um preconceito envolvendo os vinhos brasileiros, mas estão todos errados. Tem vinhos nacionais muito bons. Parabéns, mas cuidado com o preço.

Momento fofo entre Jacquin e a mulher, Rosangela Menezes (Foto: Reprodução/Instagram)

Anote os endereços e telefones:

Bar do Giba – Av. Moaci, 574 – Moema, São Paulo / Tel.:(11) 5535-9220
Banzeiro – R. Libertador, 102 – Nossa Sra. das Gracas, Manaus (AM) / Tel.:(92) 3234-1621
Tonton – R. Caconde, 132 – Jardim Paulista, São Paulo / Tel: (11) 2597-6168
SKYE (Hotel Unique) – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista, São Paulo / Tel.: (11) 3055-4702
Bar Frank (Maksoud Plaza) – Rua São Carlos do Pinhal, 424 – Bela Vista, São Paulo / Tel: (11) 3145-8000
Town Sandwich Co. – R. Dr. Melo Alves, 445 – Cerqueira César, São Paulo / Tel.: (11) 3062-6757
Margherita Pizzeria – Alameda Tietê, 255 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2714-3000
Gero – Rua Haddock Lobo, 1629 – Jardins, São Paulo -/ Tel.: (11) 3064-6317

Posts relacionados