Um tour de 20 dias em busca das raízes da gastronomia italiana… De Nápoles (pizza), que começa aqui, a Veneza (spritz).. Piaccere

Resolvemos fazer uma viagem gastronômica pela Itália com o objetivo de buscar os locais mais tradicionais. Muito deles onde surgiram notórios pratos da culinária italiana. Antes de traçar o roteiro, a pergunta: o que visitar? A resposta, um tanto inusitada, que traçou o percurso por si só: onde a pizza margherita foi criada para a rainha de mesmo nome, o verdadeiro fettuccini Alfredo, os sabores da Toscana, a bisteca Fiorentina, o melhor vinho, o melhor gelatto italiano e o Nero de sépia (tinta de lula) – já que não consigo deixar Veneza de fora de nenhum roteiro na Itália…resultado? Nápoles-Roma-Montalcino-Florença-Veneza… mais algumas escapadas para cidades vizinhas = 15 dias bem planejados para um bom festival gastronômico.

Napoles (20)

PIZZA = Iguaria que se tornou a mais popular comida e que influenciou receitas de todo mundo? Com certeza! A única grande diferença é que o resto do mundo foi recheando cada vez mais a pizza, que originalmente tem uma massa leve e um pouco doce, macia e com pouco recheio (muito pouco, aos acostumados com a boa pizza paulistana).

Napoles (35)
(la vero pizza napolitana, Margherita)
A pizza napolitana é uma delícia, provamos as redondas da tradicional Pizza Antica Della Michelle, onde os napolitanos indicam como melhor pizza (bastante turístico); e também a mais turístico ainda – mais sofisticada na mesma medida – a Brandi Pizzaria, onde originalmente a pizzaria magherita foi criada pelo dono durante um banquete preparado para a rainha de mesmo nome (Regina Margherita).
Napoles (34)
Os sabores tradicionais são margherita, que leva uma pequena porção de mussarela flor de late (que apesar de não ser de búfala, parece muito pela sua maciez), molho de tomate artesanal e manjerona – uma iguaria – e a marinara, somente molho de tomate e alho. Hoje, adaptadas ao gosto internacional, os sabores são diversos, mas ainda conservam a boa “alma”napolitana. A nossa escolhida foi uma pizzaria mais conhecida dos napoletanos, fora do circuito turístico, Da Ettore, em Santa Lucia. Uma pizza mais harmoniosa e deliciosamente crocante, com recheio na medida. Visita obrigatória em Nápoles. Sobremesa? Experimente o Sfogliatele, feito com massa folhada bem crocante e recheio de creme de baunilha.
Napoles (43)
Pizzeria Brandi 
Antica Da Michele 
Da Ettore – Via Santa Lucia, 56. Tel. 081.7640498

Posts relacionados