O chef Fábio Vieira conta quais lugares gosta de frequentar quando não está comandando a cozinha do Restaurante Micaela, nos Jardins, em São Paulo.

À frente do brasileiro Micaela, Fábio Vieira é um dos nomes que nos últimos anos têm ajudado a divulgar e a transformar a culinária brasileira. Com passagens por casas como o estrelado Restaurante Hofmann, em Barcelona, D.O.M e  Tordesilhas, sua paixão por gastronomia vem de família, seu avô fazia pururuca para vender em boteco, ou seja, ele cresceu em meio à panelas.

Tordesilhas

Assim como o Micaela, o Tordesilhas é um restaurante que valoriza os ingredientes brasileiros. Já ganhou diversos prêmios de melhor gastronomia brasileira da cidade, não a toa, Mara Salles estuda e traz peculiaridades de cada região do país com perfeição.

Tordesilhas e suas delícias brasileiras

Dica do Fábio do que pedir:  desde que fiz estágio no Tordesilhas, não fico sem os torresminhos do restaurante.

Al. Tietê, 489 – Cerqueira César / Tel: (11) 3107-7444


Laço de Ouro

Ambiente simples e carne de primeira. Esqueça buffet de salada e outros mil aperitivos comuns em churrascarias, aqui o esquema é você escolhe a carne e eles preparam um espeto exclusivo com a sua escolha.

Dica do Fábio do que pedir: o espetinho misto.

Rua Pirapora, 215 – Vila Mariana e Rua Pires Mora, 525 – Aclimação / Tel: (11) 38840643 


Jiquitaia

Com ótimo custo benefício, o restaurante de comida brasileira do chef Marcelo Corrêa Bastos em parceria com a irmã, Carolina, tem extremo cuidado com a seleção dos ingredientes e executa os pratos com perfeição. Vale subir no bar, que fica no segundo andar, e provar as caipirinhas da casa. Durante a semana tem um farto menu executivo, com opções como baião de dois e ossobuco, picadinho, dobradinha, rabada, feijoada, entre outras delícias tipicamente brasileiras.

Picadinho do Jiquitaia

Dica do Fábio do que pedir: sanduíche de camarão com alga nori.

Rua Antonio Carlos, 268 – Consolação / Tel: (11) 3262-2366


Instituto Brasil a Gosto

Comandado pela chef Ana Luiza Trajano, o restaurante mudou de perfil ano passado e virou Instituto. Agora a casa promove cursos, aulas práticas e outras atividades ligadas à área gastronômica. Para experimentar as delícias brasileiras da chef  é necessário aproveitar as poucas datas em que eles abrem as portas ao público ou fazer reserva para pequenos grupos e ter uma experiência personalizada, com menu escolhido junto com a Ana.

Fraldinha de panela do Instituto Brasil a Gosto

Dica do Fábio do que pedir: fraldinha de panela com baião de dois

Rua Professor Azevedo Amaral, 70 – Jardim Paulista / Tel: (11) 3086-3565


Halim

Inaugurado em 1973, o Restaurante Halim é um tributo à cultura árabe, pois mantém suas receitas fieis às tradicionais. Oferece bem servidas porções no almoço e jantar, mas não deixe de pedir os salgados, como esfihas e kibes, sempre fresquinhos e bem temperados, além dos deliciosos doces típicos, incríveis.

Delícias árabes do Halim

Dica do Fábio do que pedir: delícias árabes.

Rua Doutor Rafael De Barros, 56 – Paraíso / Tel: (11) 3884-8502

_______________________________________________________________________________________

Fotos: Divulgação 

Posts relacionados