O Rio de Janeiro tem a fama de Cidade Maravilhosa não é por acaso, sua beleza natural fascina qualquer um e faz todo turista querer voltar muitas vezes. Para quem vai ao Rio pela primeira vez separamos oito programas imperdíveis que agradam dos apaixonados por futebol ao entusiastas do Carnaval. 

1 – Cristo Redentor / Corcovado

rio_para_iniciantes_1

É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, a 710 metros de altura, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Inaugurado em 1931, em 2007 foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. Para chegar até o Cristo é possível ir pelo trenzinho do Corcovado, um passeio que vale a pena pelas lindas paisagens, além de atravessar a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica, considerado um exemplo de preservação da natureza. Outra maneira é com vans que saem de diversos pontos da cidade.

2 – Pão de Açúcar

rio_para_iniciantes_2

O pico do Pão de Açúcar fica na entrada da baía da Guanabara, com 396 metros de altura, o que proporciona uma visão 360º de paisagens incríveis, como: as praias do Leme, Copacabana, Ipanema, Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara; centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio- Niterói; e, ao fundo a Serra do Mar, com o pico “Dedo de Deus”. Para chegar até o topo é necessário pegar o famoso teleférico do Pão de Açúcar, que foi o primeiro instalado no Brasil. Marca registrada da cidade, o morro do Pão de Açúcar é uma montanha despida de vegetação em sua quase totalidade. É um bloco único de uma rocha proveniente do granito com mais de 600 milhões de anos.

3 – Maracanã

rio_para_iniciantes_3

Conhecido popular mente como Maraca foi inaugurado em 1950 e sempre foi templo de muitas emoções. Recebeu o maior público da história do futebol (Brasil x Paraguai, 1969, com cerca de 200 mil torcedores), o milésimo gol do Pelé (1969), a Copa do Mundo de 1950 e os Jogos Pan-Americanos de 2007, além de shows inesquecíveis de nomes como Frank Sinatra, Madonna, Paul McCartney e Rolling Stones. Além de ter sediado duas edições da Copa do Mundo, a primeira em 1950 e a segunda em 2014. É possível fazer um tour pelo Maracanã passando pelo caminho dos jogadores: vestiário e campo, além de ter a sensação de sentar no banco de reservas. O Tour também conta com um acervo de relíquias dos craques que fizeram a história do templo do futebol mundial.

4 – Pôr do Sol no Arpoador

rio_para_iniciantes_4

Todo final de dia muitos turistas e cariocas se reúnem na Pedra do Arpoador, na zona sul do Rio de Janeiro, para aplaudir o pôr do sol. Uma das vistas panorâmicas mais belas da orla do Rio de Janeiro, chegando ao topo o cenário é incrível: a faixa de areia que vai do Arpoador ao Leblon, passando por Ipanema, e, ao fundo, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. O sol se põe no mar, ao lado dessas duas rochas. Sem dúvida um pôr do sol para ficar na memória!

5 – Cidade do Samba

rio_para_iniciantes_5

A Cidade do Samba permite que os turistas sintam a energia e a emoção do Carnaval o ano inteiro. Com uma área de 114 mil metros quadrados na zona portuária, abriga os galpões das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Nas oficinas é possível acompanhar a produção de carros alegóricos e de fantasias. O visitante assiste a um espetáculo de música brasileira, montado com sambas conhecidos internacionalmente e vibra com a ginga das mulatas, das baianas e a dança de mestres-salas e portas-bandeiras. Após o show, o folião veste uma fantasia e vai atrás da bateria, tendo a oportunidade de participar de um desfile como se estivesse no Sambódromo. 

6 – Lapa

rio_para_iniciantes_6

Considerado o bairro mais boêmio da cidade, o que não faltam são bares, restaurantes e casas de shows. Aos finais de semana todas os bares lotam e oferecem shows de samba. Um ponto importante para ser visitado são os famosos Arcos da Lapa, construído em 1723, nos tempos do Brasil Colonial, e que funciona até hoje como via para o bonde que liga o centro do Rio ao bairro de Santa Teresa.

7 – Santa Teresa

rio_para_iniciantes_7

Com localização privilegiada, o bairro de Santa Teresa fica no alto de uma serra entre as zonas sul e o centro do Rio de Janeiro, o que permite que a vista seja incrível. Com muitos mirantes espalhados pelo bairro, o gostoso é caminhar a pé por suas inúmeras lojinhas de artesanato e observar as construções históricas do século XIX, além de elegantes casarões construídos até os anos 40. O mais tradicional meio de transporte das ladeiras do bairro é o bondinho, que foi reaberto em 2015, e que até o momento vai do Largo da Carioca ao Largo do Curvelo.

8 – Copacabana

rio_para_iniciantes_8

Uma das praias mais famosas do mundo, tem quatro quilômetros e inúmeros bares em sua orla. A praia é dividida em seis postos, cada um deles é frequentado por uma turma diferente. No Leme, fica um pouco mais vazio e por lá que estão as famílias com crianças pequenas. Do posto 2 ao 6 tem todo tipo de frequentadores: velhinhos, surfistas e claro, muito turista. No posto 6, no final da praia, uma colônia de pescadores que vende peixes frescos. Programa essencial para os turistas que visitam a cidade pela primeira vez é caminhar no calçadão ou alugar uma bicicleta e percorrer toda sua extensão. Há muitos anos atrás, ganhou o nome de Princesinha do Mar. Em seu território, há inúmeros hotéis luxuosos e muitos restaurantes.

Serviços:

www.corcovado.com.br

www.bondinho.com.br

www.maracana.com

www.cidadedosambarj.com

Fotos: A.Ricardo / Celso Pupo /  Shutterstock.com e divulgação

Posts relacionados