Chiloé é um destino que combina paisagens pitorescas, história e uma natureza intocada que salta aos olhos

A experiência ao visitar a fantástica ilha de Chiloé se estende a passeios e lugares, muitas vezes, com patrimônios tombados pela UNESCO. A Província de Chiloé é composta pela Ilha Grande de Chiloé e uma série de outras pequenas, aproximadamente 40, e fica localizada na Região de Los Lagos, tendo como sua capital a cidade de Castro.

Chiloe

Rústica e com cenários que remetem a vida no século passado, Chiloé é cheio de opções de passeios charmosos, entre eles, as casas de palafitas, em Castro, que dão um toque todo colorido à cidade. As construções, marca registrada da arquitetura chilota, são erguidas sobre o mar, que avança e recua a cada seis horas.

Castro-palafitas

Outro passeio bem local é a feira de artesanato em Dalcahue, onde é possível comprar objetos feitos por artesões da comunidade. Roupas, itens de decoração para casa a souvenirs, a maioria delas feito a partir da lã de ovelha, principal matéria prima da região.

Artesanati-Dalcahue

Aproveite e experimente as delícias das Las Cocineras, espécie de mercadinho gastrônomico, que fica ao lado da feira e oferece uma infinidade de opções de comida local, feita por cozinheiras da região. Empanadas de marisco, curanto (prato local feito com frutos do mar, carne, frango, linguiça e vegetais) e outras iguarias típicas.

LasCocineras-Dalcahue

Chiloé é caracterizada por abrigar igrejas tombadas como Patrimônio Mundial pela UNESCO, em um total de dezesseis espalhadas pelo seu território. Grande parte dessas igrejas foram construídas no século XVIII e integram um esquema tradicional de arquitetura, chamada escola de arquitetura Chilota. São construídas em madeira, originalmente com placas de madeiras encaixadas. Só ganharam pregos durante as restaurações.

IgrejaTenaun-Chiloe

O catolicismo é a principal religião da ilha, que vai em direção oposta as tradições e lendas do povo nativo. As principais igrejas para se visitar são: Igreja de Achao, Igreja de Quinchao, Igreja São Francisco, Igreja de Rilán, Igreja de Nercón, Igreja de Aldachildo, Igreja de Ichuac, Igreja de Detif, Igreja de Vilupulli, Igreja de Chonchi, Igreja de Tenaún, Igreja de Colo, Igreja de São João, Igreja de Dalcahue, Igreja de Chelín e Igreja de Caguach.

IgrejaTenaun-Chiloe2

A maior delas fica na comunidade de Quinchao, Santa Maria de Loreto de Achao, que levou quase 80 anos para ser finalizada. Possui uma mistura do estilo neoclássico e neogótico e é considerada uma das mais importantes e valiosas de todo o país.

SantaLoreto-Quinchao

Vale também fazer passeios para as ilhas mais distantes, como navegar até a Ilha de Mechuque para fazer trekking com vistas deslumbrantes ou passear de caíaque no golfo de Acund. Com sorte vai encontrar algum golfinho pelo caminho. Outro passeio interessante, a 27km a sudoeste de Ancud, é visitar a Pinguinera de Los Ilotes de Puñihuil que curiosamente abriga somente duas espécies da ave.

Pinguineira-Chiloe

Deve ainda entrar para a sua programação conhecer a cachoeira de Tocoihue, em Dalcahue, ou explorar o Parque Nacional de Chiloé, dividida em dois setores, Cehpu e Metalqui e Anay. Além de apreciar a fauna e flora, é possível curtir passeios a cavalo e fazer caminhadas.

Você vai se impressionar com a quantidade de história e cultura que se esconde atrás da ilha de Chiloé.

Posts relacionados