No pitoresco povoado de San Pedro do Atacama, em um cenário inóspito e surpreendentemente exuberante, o Hotel Tierra Atacama oferece hotelaria sofisticada e paisagens que mais parecem ter saído de um filme

Chegar ao Deserto do Atacama, no Chile, é um desafio que requer um pouco de paciência, mas que vale cada minuto. Saindo de São Paulo, são aproximadas quatro horas de voo até Santiago, mais duas até a cidade de Calama (que fica no meio do deserto) e ainda é preciso encarar 100 km de estrada até San Pedro do Atacama.

tierra-atacama-chile2

Para quem curte destino de aventuras, lá é o lugar certo, já que o Atacama oferece uma gama de opções de passeios ao ar livre: vales, dunas, vulcões, sítios arqueológicos, lagos de sal, gêiseres e termas naturais. Entre os mais visitados estão o Vale de La Luna, o Salar do Atacama, as Termas de Puritama, o tour astronômico e os incríveis Gêiseres del Tatio (matéria completa aqui).

A rede Tierra Hotels possui três hotéis-boutique no Chile: o Tierra Patagônia,  o Tierra Atacama e o mais novo dos integrantes, o Tierra Chiloé, que visitamos no ano passado (ver matéria aqui). Todos pensados para se integrarem perfeitamente à natureza, que é atração principal.

piscina-tierra

O Tierra Atacama dispõe de 32 apartamentos, todos com varanda privativa e vista para o belo vulcão Licancabur. Aliás, é possível admirar esse cartão-postal atacamenho de qualquer ângulo do hotel, seja da piscina externa, spa, restaurante ou bar. A arquitetura, o design interior e o paisagismo do Tierra Atacama são um diferencial, especialmente para quem não abre mão de conforto e serviço de qualidade. Cada ambiente e objetos de decoração foram pensados com muito cuidado para criar total sintonia com o local. Muitos deles feitos à mão ou garimpados de artesãos locais.

spa-exterior-tierra

O hotel possui uma equipe reforçada e muito competente, com guias bilíngues e especializados nos passeios da região. Se preferir, o concierge de explorações pode ficar responsável por organizar suas saídas e traslados para os principais pontos do Deserto. Os mais aventureiros podem fazer alguns dos trajetos a pé ou de bicicletas, que ficam disponíveis no hotel. Na programação dos passeios, vale levar em conta a aclimatação à altitude e a sua forma física.

tierra-programas-atacama

O sistema do hotel funciona all inclusive, com todas as refeições, bebidas, passeios e traslados a partir do aeroporto de Calama. O café da manhã é buffet e para o almoço e jantar há um menu montado com três opções de entrada, prato principal (sempre com um prato vegetariano) e sobremesa. Na gastronomia, eles prezam por ingredientes locais e, quando possível, da própria horta do hotel. Vale muito degustar os vinhos da casa, provenientes da vinícola Matetic. E, claro, se render à bebida típica de lá, o pisco souer.

tierra-atacama-chile-piscina

Os ambientes do hotel convidam, a todo momento, ao descanso nas piscinas e jacuzzis ou para admirar a vista ao vulcão Licancabur da varanda, ao redor da fogueira. À noite o cenário é perfeito para observar um céu absurdamente estrelado, limpo e esplendoroso.

tierra-ceu-estrelado

O hotel ganhou recentemente um prêmio como o melhor Spa Resort do Chile, o Uma, que oferece os melhores tratamentos corporais a base de elementos naturais do deserto, como areia, sal, ervas e barro vulcânico.

san-pedro-atacama

Aproveite que o hotel dispõe de bicicletas para os hóspedes e faça um passeio até o pequeno e simpático centro da cidade.  Na vila há uma grande oferta de artesanatos, assim como restaurantes que servem a gastronomia local.

Fotos: Divulgação

Posts relacionados