Nos Alpes Suiços, em uma pequena cidade entre os lagos Brienz e Thun, está 

Interlaken que abriga uma das mais luxuosas estações de esqui da Europa

Principal centro turístico dos alpes suíços, Interlaken é encantadora e emoldurada por paisagens alpinas. A pequena cidade é rodeada pelos picos Eiger, Mönsch e Jungfrau. Com lojas de luxo e muitas atrações, como a estação de trem mais alta da Europa, a cidade é o destino certo para quem gosta de esportes ao ar livre, mas não abre mão de sofisticação e requinte, com bons restaurantes e hotéis.

interlaken-vista-quarto

Interlaken é o ponto de partida para as regiões de esqui de Kleine Scheidegg-Mannlichen, Grindelwald-First e Murren-Schilthorn, que, juntas, somam 213 km de pistas para todos os níveis de dificuldade.

interlaken-no-inverno

E mesmo quem não esquia consegue se divertir. São 100 km de trilhas invernais de caminhada e 50 km de pistas para trenós, incluindo a mais longa do planeta, com 15 km de extensão. Saltar de paraglider, pescar ou patinar no gelo também são opções de programas no inverno. No verão, a cidade é tomada por exploradores em busca de seu vasto cardápio de esportes de aventura: trilhas, trekkers, mountain bike e escaladas.

patinacao-no-gelo-interlaken

Pessoas de todas as idades e condições físicas praticam esses esportes. Para facilitar e cada um encontrar seu nível de dificuldade, cada trilha ou atividade é dividida por habilidades, deixando claro quanto tempo dura e qual o nível de esforço necessário.

parque-interlaken

Apesar de pequena, a região em torno de Interlaken é maravilhosa e merece visita. Se engana quem acha que apenas um final de semana é suficiente na cidade. Se possível, se programe para ficar pelo menos cinco dias. Isso porque Interlaken é a base para conhecer o trio de montanhas: Eiger, Mönch e Jungfrau‪ (Top of Europe). Um passeio de barco pelos maravilhosos lagos Thun e Brienz, é inesquecível. Outras atrações na região são os charmosos vilarejos, como Spiez, Lauterbrunnen, Kleine Scheidegg, Grindenwald e Wengen, um mais lindo que o outro, além, do parque de Ballenberg.

interlaken-centrinho2

A própria cidade de Interlaken merece pelo menos uma tarde para ser visitada. Tudo dá para ser feito tudo a pé. Sua avenida principal é lotada de lojas, cafés, hotéis e restaurantes, além das incríveis chocolaterias (a Läderach Chocolatier Suisse é parada obrigatória).

chocolates-suica

Como chegar

A melhor maneira para chegar em Interlaken é de trem a partir de Zurique, Berna, Lausanne ou Genebra. O roteiro faz parte das famosas sete “rotas cênicas” de trem da Suiça, não é por menos, a composição de vales, pequenas cidades, alpes e lagos com águas cristalinas é impressionante.

Para quem fizer o trajeto de trem é importante levar uma mala fácil de carregar, é necessário trocar de trem, subir rampas e escadas. Apesar do trabalho garantimos que a vista recompensa, e muito.

Swiss Pass

Sistema criado especialmente para os turistas, é um bilhete único que vale para trens, ônibus e barcos em todo o país. Além de dar descontos em vários passeios como museus e city tours.

Idioma 

Em Interlaken a língua oficial é o alemão, mas quase todos os atendentes de lojas, restaurantes e hotéis não são nascidos no país. Muito comum ser recebido por alguém de Portugal que entende perfeitamente o nosso português e, todos, sem exceção, falam fluentemente o inglês.

Moeda

A Suíça não faz parte da zona do euro, sua moeda é o franco suíço. Em todos os estabelecimentos o euro é aceito, porém seu troco será na moeda local.

Fotos: Tina Bornstein

Posts relacionados