Apesar da distância, pais aventureiros podem fazer viagens longas: só precisam de planejamento e, claro, paciência. São muitos destinos incríveis para viajar pela Austrália com crianças.

(*por Daniela Filomeno e Fabiola Carvalho)

A Austrália é fascinante e enorme. São diversos destinos e difícil escolher onde ir (veja matéria completa aqui). Porém, viagem com criança exige uma outra dinâmica. Não adianta muitas trocas de hotéis, visitas relâmpagos a cidades ou correrias. Com pequenos deslocamentos, já dá para conhecer muitos lugares.

coala

A começar por Sydney, a cidade é cheia de parques e áreas de lazer ao ar livre. Um bom passeio de barco ou uma visita ao Tangarora Zoo são programas que agradam a criançada. Também tem o Luna Park, logo embaixo da Harbour Bridge, um dos mais antigos do mundo. Para a cidade australiana mais agitada, temos um roteiro completo (aqui). 

Luna Park Sydney

Saindo de Sydney, uma boa opção é alugar um carro para visitar Manly e as Nothern Beaches, como são conhecidas – Freshwater, Dee Why, Collaroy, Mona Vale e Palm Beach. É possível ir de ferry para Mainly e depois de ônibus para a as praias – uma linha regular faz este percurso.

Australia praia

Em Manly, três parquinhos bacanas estão à espera da garotada, além das pequenas praias de Shelly Beach e Little Manly, ambas sem ondas e bem tranquilas para eles aproveitarem bastante. Muitas praias também possuem piscinas de água salgada, que são ideais em dias de mares agitados.

Com 30 minutos de ferry chega-se em Watsons Bay para passar o dia. A antiga vila de pescadores, fundada em 1786, permanece com a natureza intacta. Uma trilha linda pela costa tem cenários de cinema e é uma ótima caminhada para começar o dia. Na hora do almoço, o famoso restaurante a beira-mar Doyle’s possui 130 anos e já está na quinta geração da família. Especializado em frutos do mar, tem um kit elaborado para as crianças brincarem enquanto esperam a comida, além de um menu especial para elas. Se for em alta temporada, é bom reservar, pois as mesas são concorridíssimas. À tarde, um enorme playground protegido por tendas garante a diversão.

Doyle's restaurant

Com voos curtos e baratos, dá para conhecer outras cidades pelo país, como Melbourne, Brisbane, Perth e Adelaide. É preciso planejamento e ter tempo, para não cansar demais os pequenos. Mas se o espírito da família for de aventura, nada melhor do que viajar pela Austrália como os nativos fazem: motorhome (o nosso trailer). Para crianças é ótimo, pois cozinha, banheiro e quarto viajam junto. Além disso, o país tem uma super estrutura para receber esse estilo de viajante.

Motorhome Australia

Os campings são fáceis de achar, você paga por uma vaga, conecta o Motorhome na eletricidade e na saída de água e pronto. Nos próprios campings têm banheiros grandes e alguns têm cozinhas maiores para preparar as refeições. Outros ainda contam com piscina e estrutura parecidas com hotéis. 

Port Campbell

Subindo pela costa leste, um bom roteiro é sair de Melbourne, subir pela Great Ocean Road e dar de cara com lindas praias pelo caminho, como Dalmeny Beach e Pebbly Beach, ou ir de Sydney para Brisbane, passando por Seal Rocks, Byron Bay, Lennox Head e Gold Coast. No final, você ainda se depara com o incrível parque de Port Campbell com os Twelve Apostles, estruturas de pedras naturais, resultados da erosão do mar, ao longo de 7 km da costa.

Twelve Apostles

Dá também para desviar um pouco a rota da costa e ir para o interior visitar as lindíssimas vinícolas em Hunter Valley.

nelson bay australia

Em meio a tanto verde, as crianças correm e os adultos degustam um vinho e outro. Nelson´s Bay além de praias lindas, tem passeios para ver baleias (em determinadas épocas do ano) e golfinhos, inclusive com barcos adaptados para a criançada nadarem em uma rede, o que as deixa bem próximas dos animais. Diversão garantida!

australia kids

E para fechar com chave de ouro, se as crianças forem mais velhas, a dica é pegar um voo e ir conhecer o ensolarado estado de Queensland. Visitar a Whitehaven Beach, que está sempre na lista das 10 praias mais bonitas do mundo e fazer Snorkeling na Grande Barreira de Corais, um grande Patrimônio da Humanidade. São experiências inesquecíveis para levar pela vida. Quem quiser uma ilha mais exclusiva, Orpheus Island é o lugar, pois o serviço extremamente atencioso faz a estadia com a criançada ficar muito mais fácil!

whitsundays australia

A gente deixa a Austrália com uma mala de memórias e com vontade de atravessar o mundo sempre, só para presentear nossos olhos com tanta beleza!

Fotos: Daniela Filomeno e Shutterstock 

Posts relacionados