Eleita maravilha do mundo moderno, o templo Angkor Wat é a maior construção religiosa do mundo 

Ao chegar em Siem Reap, antiga capital do Camboja, já dá para avistar esta imponente construção no final da avenida, a caminho do hotel. E impressiona. Angkor Wat, o maior templo religioso do mundo, construído no século XII, é dedicado ao Deus Hindu Vishnu.

angkor-01

Com formato de mandala, é todo talhado em pedra, com cinco torres. Seu complexo é absolutamente assimétrico, rodeado por um fosso, com quatro grandes portões, alinhados aos pontos cardeais.

angkor-02

Ao chegar no lago externo, a vista das cinco torres refletidas na água é o cartão postal de  Angkor Wat. A beleza é de tirar o fôlego e dá uma noção do que está por vir. Nas torres centrais, que abrigam três andares, tem a parte de culto no último. Lá, os monges praticam suas rezas.

angkor-03

Para entrar, turistas precisam estar com pernas e braços cobertos. Devido ao escaldante calor, compre uma saia ou pareô na entrada do templo e deixe para vestir somente na área reservada. É divertido se vestir com as roupas locais e custa menos que 10 dólares.

angkor-04

Voltando… É lá que fica o santuário central de Angkor Wat, no topo de uma escadaria, com diversas imagens de Buda, mostrando a influência do budismo dentro do hindu. Uma curiosidade: templos budistas são mais ricos nas suas fachadas e austeros no seu interno, já os hindus, não poupam detalhes no seu interior. Aqui se vê uma interessante mistura. É difícil ver todos os detalhes, tamanha a riqueza de imagens talhadas nas paredes, tetos, esculturas etc. A riqueza cultural contrasta com a pobreza local. Infelizmente, um reflexo de um país que viveu muitas guerras e ficou fechado por muitos anos.

angkor-05

A viagem está apenas começando, mas já deu para ver que o Camboja, destino mais que esperado para conhecer, é exótico, de uma riqueza cultural impressionante e quente. Muito quente.

angkor-07

Posts relacionados