Um país cheio de peculiaridades e curiosidades, separamos algumas que é interessante saber sobre a “terra do Sol nascente”. 

1 – A direção é na mão inglesa – e foi absolutamente programado, como tudo parece ser neste organizado país. Antes de implementarem, fizeram benchmarking e decidiram que o sistema mais eficiente era o inglês.

Tokyo traffic jam

2 – Postos de gasolina têm suas estações de abastecimento e mangueiras penduradas no teto. É um misto de futurismo, economia de espaço e confusão (para nós que estamos acostumados com as bombas no chão).

3- A ausência de poluição é tão grande, que o skyline da cidade é visto com uma nitidez impressionante. À noite, a vista impressiona.

Tokyo Tower

4- Quase ninguém fala inglês. Para facilitar a vida do turista, muitos restaurantes têm fotos dos pratos. Já nos outros serviços, como lojas, a boa e velha mímica resolve muitas vezes.

5- Muitas cidades têm torres de transmissão que viraram pontos turísticos. Tóquio tem uma torre, a Tokyo Tower, uma imitação da Torre Eiffel, e agora a Sky Tree ( essa um ponto turístico com dois observatórios). Kyoto também tem a sua, assim como Osaka. Toda cidade grande parece ter uma no Japão.

Toquio Sky tree

6- Restaurantes japoneses não tem todos os pratos típicos em uma casa só, como no Brasil. Um tem sashimi, outro niguiri (nosso sushi), outro tempurá, outro lamen (espécie de macarrão, como yakissoba, servido ensopado) – aliás, o prato mais popular do Japão.

7- Árvores de Ginkgo Biloba são espalhadas por toda a cidade de Tóquio, e em muitas outras cidades do Japão, por contribuírem para, quando houver um incêndio, o fogo não espalhar. Antigamente, as casas eram todas de madeira e os incêndios recorrentes.

Fotos: Shutterstock

Posts relacionados