Antes um destino pouco explorado por brasileiros, Capadócia recebe a atenção que sempre mereceu

capadocia-01

A apenas uma hora de voo de Istambul, mais uma de carro, é possível ter acesso à história da região mais intrigante da Anatólia central, muito procurada pelo mais extraordinário passeio de balão do mundo. A área da Capadócia, que não se encontra no mapa da Turquia, já que não corresponde a qualquer demarcação política, ocupa um triângulo de 20km, composto por Nevşehir, Avanos, Mustafapaşa e Ürgüp, neste último onde se encontram os mais famosos sítios históricos.

capadocia-02

A primeira impressão ao chegar é que está em um insólito cenário de filme. Não é apenas impressão, foi aqui que George Lucas escolheu para filmar um dos filmes Star Wars. Capadócia tem formações geológicas, resultado da atividade vulcânica há milhões de anos, que deixaram uma camada de 150m de espessura de lava. Os rios, chuvas, tempestades de neves e ventos fortes modificaram a paisagem criando assim as incríveis formações rochosas que se encontram na região. Constante na Paisagem, o monte Erciyes, vulcão extinto de 3.916 m, protagonizou a gênese da paisagem surreal da Anatólia Central, habitada pelos hititas de 1750 a 1200 a.C.

capadocia-03

Uma visita à Capadócia nunca será igual a outra – a paisagem está em constante mudança, devido a ação da erosão. Alguns locais históricos, como museu aberto Göreme, é Patrimônio Mundial da Unesco e tem sua estrutura conservada. Mas em um tour na região, a palavra mais ouvida é que determinada parte do local collapsed (desmoronou), devido à dificuldade em se preservar tamanha riqueza natural. Inúmeras habitações, cidades subterrâneas, que serviram de abrigo aos antigos cristãos, e igrejas escavadas nas rochas – todas à mão com ajuda da pedra Onix – muito encontrada na região – compõe um cenário incrivelmente diferente de tudo que é visto em sítios históricos em todo o mundo, remetendo às crateras lunares.

capadocia-04

Uma paisagem um tanto rústica de igrejas, monastérios, hotéis e lojas cavadas nas rochas poderia levar ao pensamento que tudo é simples por lá. Grande engano. Capadócia tem hotéis chiques e luxuosos, com um toque extra de charme nos que são “Cave Hotels” – é um experiência única.

capadocia-05

Durante a época romana a área serviu como um refúgio para os primeiros cristãos que escaparam. A região também é conhecida por seu passeio de balão – um dos mais belos do mundo. Diariamente, certa de 40 balões colorem os céus sob a benção do nascer do sol. Todo o esforço de acordar ainda quando é noite, sem café da manhã, e a espera com uma pontinha de medo são recompensados com a vista do horizonte da região. São diversas agências com dois tipos de passeios, pautados pela hora de duração: uma ou uma hora e meia.

capadocia-06

Em média são 30 pessoas por “cestinha”, algumas empresas com 40 e poucas com 20, o passeio custa em torno de 150 euros. Vale o investimento de pegar balões mais exclusivos. As mais procuradas, e seguras, são Kapadokya Ballon e Royal Ballon. O silêncio reina e só é quebrado, vez ou outra, pelo som do ar quente. Realmente a paisagem é de emudecer qualquer um, a emoção não permite conversar, é uma sensação que só vivendo.

capadocia-08

Dica de agência local:

Euphrates Tours (Cappadocia Tours)
www.euphratestours.c​om
www.cappadociatours.​com
Istiklal Caddesi 59 / 9
URGUP / TURKEY
Tel: +90-384-3417485
Fax: +90-384-3417487

 

capadocia-09

capadocia-10

Posts relacionados